LPeU - Língua Portuguesa em Uso - simples!

Afinal, isso é adjunto adnominal?

A professora defendeu os direitos dos alunos e também dos professores. (locução adjetiva)

Pergunta:
Nao entendi se o texto classificou como adjunto adnominal: dos alunos e dos professores. É adjunto adnominal? Se for, por quê? Para mim, 'os alunos' estao sendo os passivos, estão recebendo a ação, então eu acho que é complemento nominal. Gostaria que explicassem, por favor.

Resposta:
Os termos 'dos alunos' e 'dos professores', na frase citada, é adjunto adnominal porque está especificando o tipo de direito. Da mesma forma, poderia ser: direito dos trabalhadores, das empregadas domésticas, dos trabalhadores rurais, dos alunos, dos artistas, etc. Todos esses tipos são ativos, porque têm posse desses direitos. Os alunos, ao terem o direito, podem agir em nome deles - isso explica a idéia de atividade e justifica a função de adjunto adnominal para os termos grifados.

A frase citada acima faz parte do artigo Adjunto Adnominal.

Categorias

Problemas no Artigo? Comentários ou Sugestões?

Utilize o campo abaixo para enviar seus comentários. Os campos devem ser devidamente preenchidos. Caso você tenha interesse em enviar uma dúvida ou proposta para um novo artigo, utilize o link dúvidas na lateral direita do site.

Nome:
E-mail:
Categoria

Marque a caixa ao lado esquerdo para receber o boletim do LPeU semanalmente com novos artigos e dicas. Verifique se o seu e-mail está correto.

Copyright © 2009-2010 LPeU
Design and Power by Taboca

Serviço