Login

Substantivo, adjetivo e verbo

por Gedini em 2013-05-21.

Pergunta do usuário:
Quero entender o que é substantivo, adjetivo e verbo para ensinar meu filho que está na 4ª série. Se possível com exemplos.

  • Os gramáticos chamam de substantivos toda palavra que dá nome às coisas que existem (pires, janela, ar, Deus, anjos, panela, grama, dinheiro, arroz, água, tábua etc. ). Isso se aplica às palavras que existem só na nossa imaginação também (Saci, mula-sem-cabeça, duendes etc.). São considerados substantivos também as palavras que resultam de uma ação (brincadeira (ato de brincar), colheita (ato de colher), saída (ato de sair), operação (ato de operar), compra (ato de comprar) etc.

  • São chamados de adjetivos as palavras que servem para diferenciar coisas comuns a uma determinada espécie: rosa amarela, rosa branca. A palavra 'rosa' é um substantivo comum. As palavras 'amarela' e 'branca' foram suficientes para distinguir uma rosa da outra - essa é a função dos adjetivos. Eles especificam, modificam, qualificam.
    Veja: estudioso, bondoso, romântico, grande, magro, roxo, longo etc. são palavras com valor de adjetivos. Às vezes, esses adjetivos se mostram por uma forma mais complexa: panela de pedra, olho de vidro etc. Essas formas são chamadas de locuções adjetivias, pois, mesmo sendo formadas por uma 'preposição + um substantivo', elas têm valor de adjetivos. Outros exemplos de locuções adjetivas:
    de escola (= escolar)
    amor sem limites (= ilimitado) dos indivíduos (= individuais)
    do universo (= universal)

  • E o verbo? Como achar o verbo na frase: o verbo é a palavra que usamos para expressar no tempo (no tempo presente, no passado, no futuro) uma ação, um acontecer, um estado de alguém ou de alguma coisa.

Em tudo que se fala ou escreve há uma intenção de dialogar com alguém - contar alguma coisa para alguém ou desambiguizar um fato (o escritor para o leitor). O verbo tem a intenção de situar esses dizeres com relação ao enredo do que se quer dizer e com o tempo do que se enuncia. Há um linguista francês que diz que o verbo é o enredo de um pequeno drama, que é a frase. Vamos treinar?

«Papai corta o bolo.» (verbo (cortar) corta é o evento e o tempo presente)
«Maria ri.» (verbo (rir) ri é o evento e o tempo presente)
«Fizeram uma limpeza geral na cozinha.» (verbo (fazer) fizeram é o evento e o tempo - passado)
«Mila estudará para a prova.» (verbo (estudar) estudará é o evento e o tempo - futuro)

Veja outros sufixos aumentativos em Diferença entre substantivo e adjetivo