Perguntas de usuários bl 3

Várias dúvidas:

P1. Porque 'agilizar' se escreve com z?
Seria correto dizer que palavras terminadas em 'l', como: fértil e ágil, quando adicionadas ao sufixo "zar", devem ser escritas com 'z' e não com 's'?

R: Em primeiro lugar, vamos entender que o sufixo não é 'zar' e sim, -iz. O morfema 'ar' é para designar a primeira conjugação verbal, daí surge a terminação izar. Sendo assim, o o verbo agilizar = ágil+iz+ar = agilizar. (palavra lexical + sufixo + desinência verbal)

A explicação acima vale também como resposta da segunda pergunta. Realmente, as palavras terminadas, no caso, os adjetivos acima, vão receber o sufixo -iz. Mas observe que a palavra 'análise' quando passa para verbo, ela não necessita de sufixo e sim, apenas da desinência verbal da primeira conjugação '-ar', tornando-se: 'analisar. O que à vezes ocorre é confusão entre palavras que estão recebendo sufixo para se tornarem verbos ( agilizar) e as que estão recebendo apenas a desinência verbal para se tornarem verbos ( analisar).

P2. Gostaria de saber se a expressão: "minimizar ao máximo" está correta ou não.

R: Sim, está correta. Minimizar ao máximo significa diminuir até o ponto de não ser mais possível, ou seja, até o ponto máximo.

P3. Qual é o correto: 'visar o progresso' ou 'visar ao progresso'?

R: O correto é 'visar ao progresso'. Eles visam só aos seus interesses, o resto é nada!

P4.Dúvida ref. artigo: Prática de interpretação de textos. No artigo, a frase: "...defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)", no primeiro parágrafo, ficou com sentido ambíguo, visto que mal avaliadas pode dar idéia de que o órgão responsável pela avaliação não avaliou bem. Nota-se pelo texto que quer dizer fazer-se necessário fechar as escolas que não atingirem um desempenho satisfatório no teste realizado pelo Enade."

R: Relendo o artigo citado no excerto acima Habilitação médica, observamos que no fio dos enunciados há elementos que esclarecem que o termo “mal avaliadas' remete para 'escolas médicas', o que parece eliminar a possibilidade de ambiguidade. Eis alguns deles: "Não faz sentido, portanto, manter em funcionamento 170 cursos, muitos dos quais sem condições mínimas de ensino.(..) é urgente criar um exame de habilitação obrigatório para médicos (..) médicos menos preparados que ministram o primeiro atendimento (..) um meio prático de combater essa distorção (..), etc. Esses enunciados remetem para a idéia central do texto, e entende-se, portanto, que houve uma relação semântica e também formal entre os elementos. Muitas vezes precisamos buscar elementos (anafóricos e catafóricos) para auxiliar a compreensão. Entre outros autores Ingedore V. Koch aborda muito bem essas questões.

P5. Qual a melhor maneira de usar o verbo 'preferir'?

R: Diga sempre 'preferir isso a aquilo'. «Eu prefiro o verão ao inverno.»

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex