O pronome lhe como objeto direto

**Dúvidas sobre a função do pronome lhe **

Veja o exemplo: "Ajeito-lhes as cobertas"
Função do pronome oblíquo lhes: objeto indireto.

Recapitulando:

Objeto indireto

Denominado por Bechara complemento indireto, o objeto indireto é compreendido semanticamente como um elemento que preenche uma casa vazia aberta pelo sentido do verbo, e que precisa de uma preposição, geralmente a, às vezes para.

Em "Ajeito-lhes as cobertas", o verbo ajeitar pede argumentos, isto é, casas vazias a serem preenchidas para facilitar o sentido da frase:
O primeiro argumento corresponde ao sujeito da oração (definido pela terminação verbal) - eu;
o segundo, preenchendo a segunda casa vazia, exigido pelo sentido do verbo: - o quê se ajeita? - ajeita-se algo, que corresponde a cobertas (este sim, é o objeto direto);
o terceiro argumento é o introduzido pela preposição, representado pelo pronome oblíquo lhes, o que a gramática tradicional trata como objeto indireto (lhes = sobre eles).

"Ajeito-lhes as cobertas" (= Ajeito as cobertas sobre eles/para eles/a eles)

Outros exemplos com o pronome lhe correspondendo à função de objeto indireto. A mesma explicação que foi dada para o exemplo acima aplica-se às frases:

    Luiz não lhe indicou o caminho.  
    O irmão dizia-lhe para ser mais cauteloso.  
    Vinha-lhe, então, a raiva.
Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex