Interpretação de textos e sistemas de conhecimentos

A leitura de um texto não deve ser feita por um leitor passivo. O texto é um lugar onde escritor e leitor se entendem. O escritor tem em mente algo a dizer, mas espera que o leitor o entenda; para isso, este tem que ter certos conhecimentos, sem os quais não conseguirá captar as informações que os enunciados transmitem. Então, podemos dizer que o leitor tem que ser um sujeito crítico: precisa antecipar fatos - se possível, a partir do título, posicionar-se diante dos argumentos,reconhecer as informações explícitas ou não, perceber e entender metáforas, notar expressões que têm referências fora do texto, etc. A linguista Kock estabelece três grandes sistemas de conhecimentos necessários para o processo de leitura.

Conhecimento linguístico

Compreende-se neste campo que o leitor tenha conhecimentos gramaticais e lexicais (palavras) suficientes para entender as frases, o encadeamento delas, o significado dos termos, enfim, por em prática o seu conhecimento linguístico.

Conhecimento de mundo

Como conhecimento de mundo entende-se toda a experiência de vida do leitor, tudo o que ele já viu, já leu, já ouviu, em sua vida. Muitas vezes o texto traz referências de coisas ou fatos ocorridos há tempos, ou fatos históricos, mitos, crendices, folclore, coisas enfim, que o escritor, na verdade, pretende dialogar com o leitor sobre elas, ou, trazer à lembrança do leitor esses fatos.

Conhecimento interacional

Engloba-se neste tipo de conhecimento a interação entre o escritor e o leitor. Algumas vezes, o escritor dialoga diretamente com o leitor ou no preâmbulo do livro, ou mesmo no decorrer do texto. Outras vezes, há um trocadilho com uma mensagem implícita esperando o riso do leitor. Da parte do escritor há de haver também preocupação com objetividade daquilo que pretende informar, a adequação dos elementos, coerência, etc. Palavras grifadas, entre aspas, parênteses, são recursos gráficos que o escritor usa para chamar a atenção do leitor. Entende-se, portanto, como conhecimento interacional, que leitor e escritor caminhem juntos.

nota:
(fonte: Koch.I.V.Elias.V.M. Ler e Compreender os sentidos do texto. Editora Contexto.SP.2008.cap. 2.)

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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