Classificação geral dos verbos

Esta classificação foi feita pelo critério semântico.

Compreender a representação dos verbos é fator muito importante para interpretar um texto, pois, é o significado dos verbos que faz com que se compreenda os outros termos a ele ligados. Essa é uma relação de dependência muito importante para compor uma boa interpretação.

Entendendo conceitos para classificar os verbos.
Os verbos podem ser dinâmicos ou estáticos: os primeiros possuem ação, os segundos são sem movimento.

Verbos e Tipos de Textos

  • Textos científicos predominam verbos de estado.
  • Textos técnicos predominam verbos de estado.
  • Textos narrativos e dramáticos estão todos os tipos misturados, mas predominam ação e ação-processo.

Verbos de Ação

  • Indicam um Fazer em relação ao sujeito. O sujeito desse verbo tem traços: animado, voluntariedade, ontrole sobre os atos - é agente.

Verbos de Processo

  • Indicam um Acontecer. O sujeito desse verbo é paciente, beneficiário ou experimentador. Tem os traços: afetado física ou psicologicamente.

Verbos de ação-processo

  • Indicam um Fazer por parte do sujeito e um Acontecer por parte do objeto. Os tipos de sujeito deste verbo são: Agente, Causativo ou Instrumental.

Verbos de estado

  • Indicam um Gostar, um Querer (verbos de sentimento, indicam uma situação, um estado. Indicam um Ser/Estar/Existir em relação ao sujeito. O sujeito desse verbo é objetivo ou experimentador.
Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex