Login

Função metalinguística nas diversas áreas

por Gedini em 2013-04-16.

A função metalinguística usa o código para definir elementos do próprio código, a rigor, a linguagem dos dicionários, dos livros acadêmicos. Mas não é apenas nessa área que ela é usada.

No teatro:
Na fala dos personagens. Quando alguém pede explicação sobre algo que ouviu e não entendeu:
- "O que ele quiz dizer com isso?"- "Não compreendo o que você está explicando." Ou quando o personagem, olha para a plateia e deixa de ser o personagem para explicar como ele tem que agir como personagem.

Nas propagandas:
Quando a propaganda conversa com o leitor(a) - imagens e palavras que explicam o produto, sua utilidade, grau de importância e funcionalidade), sugestões utilizadas pelas imagens e a indução elaboradas pelas palavras.

Nos quadrinhos:
É representada pela organização da grafia dos desenhos e representação das falas, as sequências desejadas, a ordem das novas cenas, a descrição dos sons produzidos pelas ações descritas etc. Representações desse tipo servem para explicar procedimentos em departamentos de empresas, escolas, unidades de saúde etc.

Nas artes plásticas:
Quando um pintor, por exemplo, no quadro de Velázquez, “As meninas” - o pintor é retratado pintando o quadro.

Conheça o Lermos, o seu leitor de rolagem — para alunos, professores e todos que gostam ou gostariam de ler. Ele possui integração com o DropBox ou você pode enviar os seus textos.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-04-16 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo. Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor: