LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por tabadm
em 2013-05-28.

Venho por meio deste ou desta

Gostaria de saber porque algumas pessoas usam o "venho por meio desta". Desta o que? Desta carta? Desta forma eletrônica tipo e-mail? Eu sempre pensei que este tipo de expressão não é boa mas tenho minhas dúvidas se é certo ou se é errado, se é formal ou informal e sobre as origens deste uso — enfim ter uma opinião mais formal sobre este ponto.

Contribuição Por Gedini
em 2013-05-29
(1)  

A expressão 'venho por meio desta'.. é formal e até fora de uso em correspondências usuais. Há algumas décadas foi muito usada em cartas comerciais. A questão do 'desta' é, sim, referente à carta. Talvez, se a pessoa estivesse escrevendo num texto do gênero masculino (ofício, memorandum, e-mail etc), seria 'deste'. A expressão, hoje, é entendida como uma forma redundante, pois não precisa ir pela carta para dizer o que pretende. As formas de expressão são menos formais atualmente.

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Marcio, nome de usuário tabadm, em 2013-05-28 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.