LPeU > artigo > Verbos de ação processo

14-05-2013.

Enviar via e-mail

Categorias: verbo de ação-processo | classificação dos verbos | verbos |

Como reconhecer um verbo de ação-processo

Um verbo de ação-processo representa uma ação realizada por um sujeito agente e/ou causação ocorrida por um sujeito causativo, cuja ação verbal afeta o complemento. A ação-processo sempre atinge um complemento e expressa uma mudança de estado, de condição ou de posição, ou algo que passa a existir: complemento afetado ou efetuado.

O verbo de ação-processo tem no mínimo dois argumentos: um agente ou causativo e outro, afetado ou efetuado. Ocorre, que o argumento principal, também chamado A1 (Ag/Ca), faz com que o segundo argumento, ou seja, o A2 (a coisa afetada ou efetuada) mude de estado. Exemplos:

estragar, derrubar, dar, por, escrever, escolher etc.

Exemplo:
«A costureira estragou o tecido da freguesa.»

Significa que há um agente (sujeito) que praticou uma ação e provocou uma mudança (o tecido agora está estragado). Essa é, portanto, a característica de um verbo de ação-processo: uma ação realizada por um sujeito agente ou causativoe um processo que altera o complemento.

Alguns verbos de ação-processo:

avermelhar, arredondar, acelerar, baixar etc.

fiscalizar, armazenar, engarrafar, embelezar, tecer etc.

transformar-se, divertir-se etc.

Um exemplo:
«Mr. Dan traz a energia do rock ao palco.»

O verbo trazer, pede um argumento principal agentivo (Mr. Dan) e um complemento afetado (palco). 'O palco' está afetado pela energia do rock trazida por Mr. Dan. Portanto, o verbo 'trazer', no sentido de conduzir, transportar, é um verbo de ação-processo.

Outros exemplos de verbos de ação-processo:
«A enchente desabrigou muita gente.»