LPeU > artigo > PARABÉNS!

20-06-2014. Edna Dias

Enviar via e-mail

Categorias: crônica | gênero de textos |

Chat Dúvidas ou Sugestões

Faça chat com nossos colaboradores

Mais um aniversário e muitos desejos de felicidade!

E, de repente, mudamos de categoria: pessoas com mais de 60 anos são chamadas de “idosas”. Pronto! Aí vem um grande choque! Eu, idosa? Mas, por quê? Só fiz mais um aniversário! Minha cabeça está ótima e meu estado físico também! Será? É só um remedinho para a pressão, outro para o colesterol e exames a cada 6 meses! Não sei por quê, às vezes aparece uma dor no ombro, na mão, na coluna, nos joelhos ... e lá vem o médico: artrite, artrose, epicondilite e aí vai... muitos ites e osese para arrematar aquela frase: coisas da idade! E eu continuo desafiando tudo e me sentindo jovem! Minha cabeça está ótima! Às vezes esqueço alguma coisa, mas quem não esquece? Afinal, são 60 anos de arquivos guardados no cérebro e no coração. Ah! Esse coração! Ele sim, insiste em abrir arquivos que tem o dom de nos transportar aos velhos e bons tempos! Puxa vida! Já estou chamando a juventude de velha??? Aquele tempo lindo em que a gente sonha com o futuro e se mata para alcançá-lo? É isso aí, eu cheguei!!! Já estou no futuro! Não preciso mais me preocupar com ele! Quantos não chegaram???

Chiii! Que chato! Então agora devo parar e esperar a “ditosa” chegar! Nãoooo! Diz o meu cérebro e meu coração: você ficou boba? Agora sim vai começar a viver! Sem estresse, sem correria, sem ansiedade e principalmente com l i b e r d a d e! Afinal, foram 40 anos de trabalho, fazendo o que gostava de fazer ou tendo que aprender a gostar do que fazia. Agora, com toda sabedoria adquirida, você vai poder fazer somente o que gosta e de sobra, ter mais tempo para sonhar!

Caramba! É verdade! É por isso que meu sonho de conhecer a França voltou tão intenso, que apareceram até cursos de francês gratuitos, assim que firmei meu pensamento nesse sonho! Que delícia voltar à sala de aula, fazer novos amigos e descobrir que ainda é cedo para aprender! Quanto mais aprendo, mais feliz eu vou ficando, que idosa o quê? Voltei a me sentir jovem e disposta, como aos 20 anos! E os sonhos estão parecendo bem mais fáceis de realizar. Até o Universo conspirando a meu favor! Copa do Mundo no Brasil, abertura no dia 12 de junho, ganhamos de 3 x 1 da Croácia, a seleção francesa sediada em minha cidade, precisa mais???

Mas, voltando ao “parabéns”, que com certeza mereço, olho para as fotos postadas no facebook... e um grande susto! Meu Deus! Preciso fazer alguma coisa urgente com essas (rugas???) marcas de expressão! Senão todo mundo vai pensar que estou mesmo ficando velha! Mas... se eu apagar essas marcas, será que continuarei sendo a mesma? Essas marcas, foram se fixando a cada emoção vivida, momentos de: alegria, de tristeza, de surpresa, de ansiedade, de medo, de raiva, de decepção, de sucesso, de realização, de dúvida, de dor e de saudade! É..., acho difícil mexer nessa pintura, sem estragar o quadro, melhor esperar mais um pouco!

Voltando ao ‘parabéns”, o que me deixa um pouquinho melancólica, é a falta dos muitos abraços de verdade, com muito calor humano, que concretizavam o desejo sincero de felicidades! Tinha alguns abraços falsos, como dizem? Não sei, porque recebia todos como sinceros. Passar o dia todo do aniversário recebendo abraços é para poucos e eu sempre estive entre eles. Agora, a maioria dos abraços são virtuais, mas continuam sendo sinceros, eu sei! Ah!!! Existe a tal da distância física e ainda, muitos estão correndo atrás do futuro! É a vida...e como dizia Gonzaguinha: é a vida, e é bonita, e é bonita!!!.

Edna Dias