O que é a língua materna

  • A língua materna é a língua do país que você nasceu e vive. Quem nasceu falando a língua portuguesa, não sabe português? Por acaso, o ‘gugu-dadá’ não era em língua portuguesa? Nos primeiros diálogos com a mamãe, com o papai, com os amiguinhos, qual era o código usado? – Não era o famigerado português? – Então, entremos num acordo: toda pessoa que consegue comunicar-se, na sua comunidade, sabe, e sabe muito bem, usar a sua língua, a língua materna.

  • O que é preciso entender é que existe uma regra que normaliza a escrita da língua. Isso não significa que a pessoa que não domina “essas regras da boa escrita” não “saiba português”, como se costuma dizer, ou nem queira aprender essa “norma culta” da língua por achar que é muito difícil. Nem é tanto assim!

Por que é bom que conheçamos a norma culta da língua? – Para termos acesso ao ‘entendimento’ de qualquer documento. Antigamente pensava-se que analfabeto era o indivíduo que não sabia nem escrever o nome. Atualmente, analfabeto é considerado aquele que lê mas não consegue entender o que leu. Conhecer a norma culta, diferenciar e entender a diversidade dos assuntos abordados nos textos, a mensagem contida nos documentos, isso faz com que o indivíduo sinta-se inserido na sociedade da qual faz parte. Senão, ele vai sentir-se isolado, sempre que precisar ler um papel, seja o que for, vai depender de um intermediário, de alguém que tenha ‘cultura’ , como se costuma dizer, para interpretar o que alí está escrito. E isso gera a pior forma de discriminação. Não deixe que isso aconteça com você. É grátis. Existem nas bibliotecas públicas e escolares milhões de livros, de vídeos, um gasto absurdo do governo, para que sejam usados pelas pessoas. E o acesso à internet? – Como o aluno está fazendo isso? – Na internet tem tudo, tudo, tudo – conhecimento gratuito!

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex