LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-13.

Pontuação exclamação e interrogação

Exclamação e interrogação juntos

O ponto de exclamação é usado no final de frases exclamativas, com a finalidade de indicar estados emocionais, tais como: espanto, surpresa, alegria, dor, súplica etc.

O ponto de interrogação é usado no final de frases interrogativas diretas, com a finalidade de indicar uma pergunta com intenção afirmativa. No entanto, os escritores, para dar uma impressão de que o interlocutor, além de questionar a informação dada, está muito surpreso, usam o ponto de interrogação seguido de uma exclamação. E também quando querem dar uma gradação à surpresa, colocam até duas exclamações. Exemplo:
- Então, Teresa, teremos todos os convidados com sua permissão ou não.
- ?!
- E você terá que estar linda e maravilhosa!
- ?!!

Veja outro exemplo:
(...) Quanto ao seu quarto "casamento" com T.C.Lee, o cavalheiro elegante de oitenta e cinco anos que nossa família em Beijing recebeu amavelmente quando ele e nossa mãe passaram a "lua de mel" na China. Bem, na verdade eles jamais se casaram.
- O que?! exclamaram minhas irmãs. - É verdade - eu disse, para explicar por que não iam mencioná-lo no obituário.(..)
(O Oposto do Destino. Amy Tan. Editora Rocco Ltda:Rio de Janeiro. 2003.)

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-13 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.