Foco deste artigo: gênero narrativo, com ênfase na produção de texto.
Saber diferenciar os vários tipos de texto: receita de bolo? telegrama? lista? narração? dissertação?... Portanto, adequar a redação ao tipo de texto.
Usar a norma culta: evite chavões, gírias, clichês etc. (exceto, se for indicação da fala de alguém, principalmente na narrativa).
Coesão e coerência são elementos fundamentais em qualquer tipo de texto.
enredo
personagens
conflito
tempo
espaço
ponto de vista do narrador
Figuratividade
A narrativa é um texto figurativo, isto é, predomina na sua construção termos concretos: escola, caminho, exercício, estudantes, lousa, crianças, pátio,, giz, computador, etc.
Mudanças, transformações
Conjunto de transformações que ocorrem com o(s) personagem(s). É evidente que essas transformações ocorrem em decorrência de conflitos.
Portanto: problematizações, complicações, para depois, uma situação nova - é nesse momento que surgem as mudanças de estado. (olha, os verbos entrando em ação!) -- situação – conflito – mudança – situação.
Concomitância, anterioridade, posterioridade
As mudanças ocorrem numa ordem: ou elas ocorrem no mesmo momento da ação, ou logo depois dela. Exemplo: “Enquanto o professor escrevia na lousa os exercícios, os alunos saíram da classe, um a um.” “No final da aula, nem os mais atenciosos prestavam atenção na professora.”
Tempos verbais no passado
Como é uma narração, os tempos verbais aparecem no pretérito (passado): pretérito imperfeito (ia, iam, brincavam, ensinava, aprendia), pretérito perfeito (foi, derrubaram, confundiram, ensinaram), pretérito mais-que-perfeito (ficara, entregara, buscara,
fizera), futuro do pretérito (fariam, estudariam, ensinariam).
Ordem cronológica
Observar que, na narrativa, a ordem é cronológica, isto é, os acontecimentos seguem uma sequência natural.