Produção de textos apoio narração

Texto Narrativo (parte 1)

Foco deste artigo: gênero narrativo, com ênfase na produção de texto.

O que se deve saber antes de começar um texto:

  • Texto adequado ao tema proposto
  • Saber diferenciar os vários tipos de texto: receita de bolo? telegrama? lista? narração? dissertação?... Portanto, adequar a redação ao tipo de texto.

  • Usar a norma culta: evite chavões, gírias, clichês etc. (exceto, se for indicação da fala de alguém, principalmente na narrativa).

  • Coesão e coerência são elementos fundamentais em qualquer tipo de texto.

Categorias de um texto narrativo:

enredo
personagens  
conflito  
tempo
espaço  
ponto de vista do narrador
  

Características fundamentais da narrativa:

  • Figuratividade
    A narrativa é um texto figurativo, isto é, predomina na sua construção termos concretos: escola, caminho, exercício, estudantes, lousa, crianças, pátio,, giz, computador, etc.

  • Mudanças, transformações
    Conjunto de transformações que ocorrem com o(s) personagem(s). É evidente que essas transformações ocorrem em decorrência de conflitos. Portanto: problematizações, complicações, para depois, uma situação nova - é nesse momento que surgem as mudanças de estado. (olha, os verbos entrando em ação!) -- situação – conflito – mudança – situação.

  • Concomitância, anterioridade, posterioridade
    As mudanças ocorrem numa ordem: ou elas ocorrem no mesmo momento da ação, ou logo depois dela. Exemplo: “Enquanto o professor escrevia na lousa os exercícios, os alunos saíram da classe, um a um.” “No final da aula, nem os mais atenciosos prestavam atenção na professora.”

  • Tempos verbais no passado
    Como é uma narração, os tempos verbais aparecem no pretérito (passado): pretérito imperfeito (ia, iam, brincavam, ensinava, aprendia), pretérito perfeito (foi, derrubaram, confundiram, ensinaram), pretérito mais-que-perfeito (ficara, entregara, buscara, fizera), futuro do pretérito (fariam, estudariam, ensinariam).

  • Ordem cronológica
    Observar que, na narrativa, a ordem é cronológica, isto é, os acontecimentos seguem uma sequência natural.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex