LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-21.

Definindo marcas linguísticas

Pergunta do usuário:
O que são marcas línguisticas?

  • Marcas linguísticas são os termos (as palavras) que fazem parte dos enunciados e que, obviamente, fazem parte da língua. Exemplo:
    «Este vai ser o meu próximo empreendimento: "sombra e água fresca".»

No enunciado acima, temos muitas marcas: não somente as palavras como também as pontuações são marcas linguísticas. Por exemplo, as aspas acima representam um rótulo humorístico, uma chamada especial; os dois pontos indicam que, em seguida, vem uma explicação. A marca linguística 'este' aponta para alguma coisa que vai ser mostrada; a marca linguística 'vai' remete para uma afirmativa futura, e assim por diante. Todas as palavras e pontuações são marcas da língua, portanto - "linguísticas".

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-21 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.