Os temas objetivos são baseados em observações concretas, em fatos reais, pesquisas, avanços tecnológicos, descobertas, fenômenos, aquecimento global, procedimentos políticos sobre certas áreas, globalização, desde que em seus aspectos reais.
Atenta-se para:
Caracteriza-se por dados impessoais e não pelo ponto de vista do autor, embora fique explícito o seu conhecimento sobre o assunto.
O texto produzido deve ser convincente para o leitor, não só pelos argumentos como também pelos fatos apresentados - prevalece a informação.
Como reconhecer e trabalhar este tipo de tema:
Neste tipo de tema prevalecem as observações pessoais do autor, o desenvolvimento do seu ponto de vista, seu argumento sobre a proposta - o seu domínio sobre o assunto. Pode-se usar no texto fatos comprovados, no entanto, a visão do autor é mais importante. Os temas subjetivos são aqueles que voltam para o ser humano: amor, amizade, ciúmes, sentido da vida, questões indígenas, procedimentos políticos de fomento à cultura, à saúde etc.
O autor pode recorrer à figuras de linguagem, como metáforas, metonímias e outras; a fatos históricos, a mitos, ou seja, quanto mais associa o seu tema ao seu conhecimento de mundo, mais facilidades terá para compor seus argumentos.
nota:
Os temas subjetivos podem estar presentes num poema, numa crônica, contos, ficção etc.
Alguns temas sugerem tanto textos objetivos como subjetivos. O texto vai determinar qual a posição que o autor tomou, se mais informativa ou argumentativa. Entre esses, destacam-se: poluição, desmatamento, destruição da natureza, internet, televisão etc.
Alguns procedimentos importantes diante de um fragmento de texto, ou de um texto:
Conhece o autor? Se sim, tente situar-se no contexto histórico de sua época.
Leia o texto atentamente e faça-o com senso crítico, percebendo as informações nele contidas.
O tema é essencialmente informativo ou tende para questões filosóficas? Há no texto marcas da impessoalidade, ou há marcas dos argumentos do autor?
Crie palavras-chave para o texto, mesmo que seja de um fragmento.
Sublinhe as palavras significativas e procure sinônimos para elas.
Descubra a ideia núcleo, o ponto que o escritor tomou como tema.
Tente trazer a ideia para a atualidade - faça comparações, assimilações: há no seu repertório fatos conhecidos relacionadas com essas citações? Onde ocorreu isso?