Login
por Gedini em 2013-05-03.

Linguagem subjetiva e linguagem objetiva

Os temas subjetivos
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias. Os temas subjetivos estão presentes em muitos tipos de textos: podem estar expressos num poema, num pensamento, num provérbio, numa crônica, em contos e até em romance de ficção.

Os temas objetivos
Os temas objetivos procuram oferecer informações precisas para o leitor, transmitindo-lhes conhecimento, fatos. São mensagens que se orientam para o referente, presentes principalmente em textos jornalísticos, científicos, técnicos, acadêmicos, etc. Neste tipo de texto predomina a linguagem referencial. O próprio jornal, quando quer veicular opiniões próprias, edita-as em seções especiais tais como editoriais e cartas aos leitores.

Saiba mais Texto figurativo e texto temático

Gostou? compartilhe!

Sobre o artigo

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-03 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.