LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-14.

Substantivos concretos e abstratos

Formação de substantivos

Revendo conceitos:
Substantivo é a classe de palavras que tem a característica de significar o que se chama objetos substantivos, ou seja, as substâncias (caneta, cobra, grama), objetos idealizados como substâncias, como as qualidades (beleza, brancura), os estados (saúde, alegria) e os processos (chegada, saída, facada). Pode-se dizer que é a classe de palavras que nomeiam tudo: as entidades reais e imaginárias, os lugares, os seres em geral, as qualidades, as sensações, as ações, os estados, as características, etc. Há muitas maneiras de formação dos substantivos.

Pode-se formar um substantivo a partir de outra palavra?

Sim, pode. Uma das formas de se formar um substantivo, ou seja, um nome, é a partir de um verbo. Neste caso, toma-se o verbo, acrescenta-se um sufixo, e está formado um substantivo - desde que haja aceitação de uso, evidentemente. Aqui, tomamos como exemplo, substantivos formados a partir de verbo com o acréscimo do sufixo ada. Nota-se que forma um 'nome de ação' ou 'resultado' de uma ação. (gera um substantivo abstrato).

Substantivos formados a partir de verbos:

caçar (caçada); coçar (coçada); roçar (roçada)

Substantivos concretos e substantivos abstratos

Esta é uma das divisões dos substantivos: concretos ( próprios e comuns ) e abstratos.

Substantivos concretos

Os substantivos concretos não dependem de nada para ter existência própria. Os concretos nomeiam seres, idéias e coisas (ar, água, fogo, lousa, brisa, faca, catálogo, Deus, pensamento etc.).

Substantivos abstratos

Os substantivos abstratos são de natureza dependente. Costuma-se dizer que os abstratos nomeiam ações e estados. (beijo, prazer, beleza, venda (vender), entrada, saída, cansaço, felicidade, honra, pobreza, caridade etc.)
Os substantivos deverbais, isto é, originados de verbos são todos abstratos.

Quais funções o substantivo pode exercer na estrutura de uma frase?

O substantivo pode exercer muitas funções:
núcleo de sujeito;
de objeto direto:
de objeto indireto;
de adjunto adnominal;
de complemento nominal;
de aposto;
de adjunto adverbial;
de vocativo;
predicativos; agente da passiva etc.

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-14 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.