Prosopopeia e licença literária

A prosopopéia é considerada licença poética?

  • Prosopopéia não é uma licença literária.

Entendendo os dois conceitos.

Licença poética

Como o próprio nome já diz, a licença poética concede uma certa liberdade ao poeta para que ele possa expressar toda a sua criatividade, sem estar preso às regras gramaticais ou métricas. Na verdade, é uma permissão para transgressão de normas. Podemos encontrar textos criativos, nos quais o autor pôde usar as palavras do seu jeito, sem seguir às regras. Para ter direito de usar licença poética é preciso ter um conhecimento profundo da língua, senão é simplesmente ignorância. Esse ato é representado de várias maneiras:

Como ocorre licença poética?

  • Pode ocorrer por rimas falsas;
  • Por versos com métrica irregular;
  • Por temas obscenos em época de moralidade;
  • Por brincadeiras como palavras consideradas “erradas”;
  • Por um vocabulário mais próximo do cotidiano etc.

Prosopopéia

Por prosopopeia (personificação) entende-se quando há transferência de caracteres de seres animados (sentimentos, emoções ou razão ) para seres inanimados ou abstratos. É um recurso discursivo, reconhecido e conceituado pela gramática.Exemplos:

"Uma ilusão *gemia* a um canto."  
(Lygia F. Telles)
 
"Sinto o *canto* da noite na *boca* do vento." 
(Dona Yvone Lara)

Portanto, prosopopéia não se enquadra fora das normas. Mas, embora seja um recurso definido pela teoria literária, há autores que enquadram-na no conceito de 'licença' ou 'liberdade de expressão'.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex