Língua Portuguesa em Uso > Conto

Conto

Desde 20-01-2016. Curado por Gedini

Colaboradores

Ainda não existem colaborações neste artigo. Envie sua colaboração pelo nosso chat.

Categorias: gênero de textos | conto |

Crianças e adultos, todos gostam de curtir a emoção nas narrativas de mistérios, de suspense, de heroísmo, de encantos e magia. Histórias da nossa terra e da terra dos outros, descrição de monstros, feras e caçadores destemidos, enfim, adoramos contos.

O conto é um dos gêneros mais comuns na história das sociedades. É possível que tenha nascido nas cavernas, ao redor de uma fogueira, como diz a professora Karin Volobuef. Os contos mantêm vivos os os acontecimentos que compõem o folclore e a cultura de um povo.

O conto é um texto curto, é mais curto do que a novela e o romance, aproxima-se da poesia e da crônica. Apresenta um enredo, que é desenvolvido pelas partes: apresentação do cenário, conflito, clímax e desfecho tal como em todo texto de estrutura narrativa, obviamente, em sequência temporal e delimitado em um espaço e tempo; por isso, diz-se que o conto possui uma estrutura fechada. Nem todo conto apresenta um desfecho, pode acontecer de ficar aberto o final. Muitos historiadores assinalam que antes do conto vieram o mito, a parábola, a lenda, conto de fadas, anedotas.

Ver Um apólogo (M. de Assis)

Considere outros artigos

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Envie sua dúvida ou entre em contato

Faça login para enviar suas dúvidas de forma pública.

Entre em nosso chat para suporte online.