Dúvidas com os verbos 'morrer' e 'aditar'

Dúvida 1.
O verbo MORRER, quando aplicado no presente está correto? Por ex.: Morre o cantor Zé Rodrix. (Ele morreu no dia da notícia)

  • Sim. O verbo 'morrer' assim como outros podem ser aplicados ao presente, mesmo que a ação já tenha sido realizada. Essa é uma forma de dar aos fatos já acontecidos o sabor do presente, ou o relato de um fato que acaba de acontecer. A forma é também muito usada em narrações (presente histórico), para trazer o passado para o tempo presente, ou seja, para o hora do relato.

Dúvida 2.
O contrato foi ADITIVADO está correto? Até onde usa-se o termo é ADITADO?

  • Como o significado dessas expressões estão igualmente correspondendo ao termo 'suplemento', 'acréscimo', e na área jurídica as nuances são altamente representativas, gostaria de deixar a questão meio aberta, pois não posso respondê-la com precisão.
    Observando alguns documentos, parece o termo 'aditar' referir-se àquilo que será acrescentado - * .. o termo deverá ser aditado ao contrato tal...*. Observei que num mesmo documento apareceram as duas formas: a primeira, conforme dito acima, e a segunda, no final do enunciado, mais ou menos nestes termos - .. o contrato foi aditivado conforme..

Pareceu-me, diante do observado, que o contrato fica 'aditivado' pelos ítens que foram aditados a ele. Prometo pesquisar melhor tudo isso!

a.di.tar1
(lat additum, de addere+ar2) vtd Acrescentar, adicionar, juntar (p ex, declarações, pormenores): "Eu a essa aditei outra messe" (Rui Barbosa).

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex