Língua Portuguesa em Uso > Língua portuguesa: primeiros passos para a gramática

Língua portuguesa: primeiros passos para a gramática

Desde 06-06-2013. Curado por Gedini

Colaboradores

Ted, colabore!

Categorias: gramática pt-Br | frase | oração |

Língua portuguesa - leia e entenda - depois, estude a gramática.

Esta página é dedicada à você, que disse não saber por onde começar a estudar a língua portuguesa. Penso que, se essa preocupação for deixada de lado, o aprendizado vem naturalmente. Podemos começar pela diferença entre frase e oração.

Frase e oração

Uma frase pode ser constituída de uma só palavra ou por muitas, porém apresenta um sentido, entonação e tem a função de estabelecer comunicação. Exemplo:
'Fogo!' (este é um exemplo clássico) - uma só palavra, mas ninguém duvida do que se está enunciando – um alerta sobre a ocorrência de incêndio. Uma simples palavra foi capaz de expressar uma mensagem de perigo. Uma frase, necessariamente, não precisa ter verbo.

A oração é uma frase, que necessariamente há de ter um verbo. Exemplo:
‘Marta quer sorvete.’

Lembre-se: a frase cumpre um propósito comunicativo e pode conter verbo ou não; a oração necessariamente há de ter um verbo.

Prosseguindo o assunto:

Palavras constituem frases; frases constituem parágrafos; parágrafos constituem textos. Um texto não é um amontoado de frases; um texto deve prender um sentido. Uma frase isolada pode ter (e geralmente tem) uma interpretação diferente do que se ela estivesse dentro de um contexto. Por exemplo:
“Marta é uma menina de ouro.”

  1. Podemos dizer que como não há antecedentes que nos dê mais informações, dizemos que é uma frase de sentido afirmativo e qualificadora, pois alguém afirma que uma determinada pessoa (Marta) é uma menina muito importante ( o termo ‘de ouro’ tem peso de ‘importância’).

  2. Mas, se essa frase estivesse inserida no fragmento de texto abaixo, haveria outra interpretação para ela. Vejamos:

(..) “Minha filha está sempre se metendo em encrencas, sempre querendo resolver o problema de todos: trouxe o gorro de tricô da professora para consertar, fez as tarefas de inglês do João, revisou o texto da Joana, e encerrou a semana trazendo um gato machucado e desamparado – Marta é uma menina de ouro!! E eu sou a mãe da samaritana! - já não tinha nem agulhas, nem caixinha com cruz vermelha... pneu furado, audiência na quarta e madrinha de casamento na sexta! Literalmente, eu a proibi de envolver-me em suas caridades.”

Entendemos, pelo enunciado acima, que a mãe revela que a filha gosta de ajudar as pessoas, mas acaba envolvendo-a em complicações. As marcas do envolvimento da mãe estão nas expressões já não tinha nem agulhas, nem caixinha com cruz vermelha . O termo 'agulhas' remete para o conserto do gorro de tricô, que, certamente, era a mãe que deveria consertá-lo; a caixinha de cruz vermelha significa que não havia medicamentos para socorrer o gato e nem havia possibilidade de comprá-los, o que deduz-se pela expressão 'pneu furado'. A mãe, pois, estava atarefada com os compromissos da semana e acaba se estressando diante do conserto de tal gorro.

Num texto, portanto, nada é gratuito; todas as expressões são significativas, as exclamações, as reticências, tudo é importante. Muitas vezes, há expressões, que, para entendê-las, temos que buscar seu significado fora do texto, em nosso conhecimento de mundo. O termo 'samaritana' é um desses: remete para um fato bíblico, referindo-se a um homem que não ficou indiferente ao sofrimento alheio. A mãe fecha o seu grau de estresse com a filha, ao dizer que é a mãe da samaritana e acaba envolvendo-se em suas caridades.

Portanto, nesse contexto, a frase "Marta é uma menina de ouro!" significa uma ironia, embora temperada com carinho. Para entender o sentido da frase foi necessário ler os outros enunciados. A palavra, em si, traz, sem dúvida, um sentido próprio, porém restrito; é, pois, no contexto que ela ganha 'corpo', a substância verdadeira.

Ted / 30-09-2015

Considere outros artigos

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Envie sua dúvida ou entre em contato

Faça login para enviar suas dúvidas de forma pública.

Entre em nosso chat para suporte online.