Real e Imaginário Memorial do Convento

Literatura portuguesa - Real e Imaginário

Homenagem a José Saramago, - prêmio nobel de literatura

"Era uma vez um Rei que fez a promessa 
de levantar um convento em Mafra.  
Era uma vez a gente que construiu esse convento.  
Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes.  
Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido.  
Era uma vez."  

(Memorial do Convento, 22ª ed. Lisboa: Caminho, 1994.)
JOSÉ SARAMAGO

O mais conhecido escritor da literatura portuguesa contemporânea. Sua trajetória marca traços desde a Idade Média até a contemporaneidade conflituosa do homem urbano. A dominação e a manipulação política levam o leitor a profundas reflexões. Memorial do Convento relata o que a história não contou. Passagem na vida de D.João V, Dna Maria Ana Josefa em contraponto com a construção de um convento em Mafra. (..) Ah.. o amor de Blimunda e Baltazar, nada parecido com o do Rei e da Rainha. "O cântaro está à espera da fonte" ideia que tem a ver com uma rainha que precisa dar um filho ao rei. Há padres inquizitores, febre tifoide, piolho na cama e "guardar o choco" - cenas extraídas do background pela extrema habilidade do escritor de compor o cenário, o qual além de satisfazer as expectativas do leitor, vai também levando-o a compor por sua conta a história.

É real também:

Um professor que se chama Álvaro Maia e que consegue que todos os seus alunos brasileiros se apaixonem pela Literatura Portuguesa. Com ele, você viaja no tempo, você vive as cenas, você incorpora os personagens, você se diverte e se instrui.
Em nome de todos seus alunos,
Obrigada, Álvaro!

  • O que é compartilhar:

"Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocarmos essas maçãs, então, cada um de nós terá apenas uma maçã. Mas, se eu tenho uma ideia e você tem uma ideia, e trocarmos nossas ideias, então, cada um de nós terá duas ideias."

( George Bernard Shaw)

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex