Poema e poesia

Poema e poesia confundem-se, mas não sinônimos.
«A poesia materializa-se no poema». Daí podemos dizer que:

  • Poema
    Do grego poein, significa compor, fazer, criar. Tipo de texto pertencente ao gênero poesia que expressa leveza, arte, musicalidade. Aparece em forma de verso, estrofe e prosa. É um texto construído não apenas com ideias, mas por meio de recursos musicais (sonoridade e ritmo das palavras). Conforme o que descreve, pode ser: poema lírico, poema épico, poema dramático. A forma de escrita do poema é enigmática, obscura – não tem uma forma clara como uma notícia; as palavras são cheias de força, plenas de poder. E recebem nomes específicos conforme a diagramação e também conforme o sentimento de trazem.

  • Poesia
    É um gênero de texto com sentido mais amplo, expressa estado de alma: há poesia na natureza, num poema, numa narrativa, em muitos tipos de textos. A poesia é sentida e como tal, traduz-se por múltiplas formas. Os poemas trazem no cerne o gênero poesia. Segundo alguns autores:

"suprema forma de beleza" (Mallarmé)

"criação rítmica da beleza"
(Edgar Allan Poe)

"pouco importa, literalmente, é que ela encontre o seu núcleo no poema, feito e trabalhado precisamente para consegui-la. Ela é indefinível, porém definidora".
(Cassiano Ricardo)

“Um bom poema é aquele que está lendo a gente... e não a gente a ele!»
(Mario Quintana)

Tomemos um exemplo, no qual sentimos a poesia expressa por Cecilia Meirelles ao apresentar o cenário do seu poema Romanceiro da Inconfidência:

  • […] os poemas denominados Cenário ambientam e situam o leitor no palco dos eventos que serão apresentados nos romances.

Cenário
..
Eis a estrada, eis a ponte, eis a montanha
Sobre a qual se recosta a igreja branca.
...
Eis o cavalo pela verde encosta.

Eis a soleira, o pátio, e a mesma porta.
E a direção do olhar. E o espaço antigo
Para a forma do gesto e do vestido.
[…]
..
Fonte: SALOMÃO et. al. O ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA DE CECÍLIA MEIRELES: entre o antigo e o moderno, entre o lírico e o épico . acessível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rel/article/view/415. {: cite=recuo.lpeu}

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex