Apresentação do cenário em As aventuras de Tom Sawyer

Gramática contextualizada - foco: apresentação cenário - verbos

Nas primeiras palavras do narrador, a locução verbal começou a repicar remete a um sujeito não-animado, no caso, o sino. Neste caso, pois, o verbo 'começar' é um verbo de ação-processo, isto significa que houve uma ação que afetou algo ou efetuou algo ou alguém. No caso da narrativa, o sino chamou os fiéis.

Neste trecho da narrativa é apresentado o cenário inicial: o tipo de comunidade, costumes religiosos e educação de família. Enfim é o momento em que o narrador mostra ao leitor um cenário, com detalhes suficientes para criar-se uma expectativa do que pode acontecer em seguida.

O repicar do sino provoca uma série de ações efetuadas pelos personagens, por meio dos verbos: espalhar-se, ocupar, sentar-se, ocorrer, anunciar, ler, rezar, todos eles exigindo, no mínimo, um argumento (A1 - chamaremos de sujeito) que aponta para sujeitos agentes: as crianças, os fiéis, Tom (personagem principal) e o pastor. Obviamente, com sujeitos agentes, teremos verbos de ação ou de ação-processo.

Pode parecer estranho que nesse momento de 'apresentação do cenário' tenha ocorrido a predominância de verbos de ação, quando predominam verbos de estado. Ocorre que, numa narrativa, sempre depois de uma movimentação vem uma acomodação. O autor, certamente, usou a movimentação para dentro da igreja, para que nós, leitores, participássemos da construção do cenário, terminando por dar ênfase ao comportamento de Tom ( personagem mais importante). Assim, imaginamos os fiéis aguardando o pronunciamento do pastor:
Reunida toda a congregação, o pastor anunciou o hino e o leu com deleite.

Tudo que está num texto é importante - nada é gratuito. Há palavras e expressões que remetem para outros termos a fim de evitar a repetição dos mesmos. Estes são os recursos de coesão. Outras expressões são usadas para criar expectativa: o autor tem em mente tudo que vai dizer, mas vai colocando aos poucos no papel e, de alguma forma, sempre deixa alguma pista para o que vem em seguida: «Em seguida, rezou uma boa e generosa oração.»

O Sintagma Nominal 'boa e generosa oração' será explicitado logo em seguida pela série de pedidos que o pastor fez na reza -isso, na visão de Tom, obviamente. Este é um recurso coesivo denominado 'referência catafórica' porque é uma expressão que será explicada no seguimento do texto.

Analisando os verbos do parágrafo:
espalhar-se -> na forma pronominal com sujeito agente é verbo de ação.
ocupar -> com sujeito agente expresso por nome animado e complemento com nome designativo de espaço é verbo de ação.
sentar-se -> na forma pronominal ou não, com sujeito agente, com locativo apagável, significando tomar assento é verbo de ação.
ocorrer -> com o sentido de acontecer, com sujeito paciente na forma de evento é verbo de processo.
anunciar -> com sujeito agente/causativo e com dois complementos: um com nome abstrato e outro apagável, significando fazer público, é um verbo de ação.
ler -> com sujeito agente, com ou sem especificador é verbo de ação.
rezar -> com sujeito agente, com ou sem especificador é verbo de ação.

É bom lembrar o comportamento dos verbos: os verbos de ação, como já dissemos, pedem um sujeito agente ou causativo, mas não provocam mudanças. As mudanças propriamente ditas são provocadas por verbos de processo e ação-processo.
A expressão ...Tom, o mais longe possível da janela aberta, e das sedutoras cenas que ocorriam lá fora , significa que os processos que ocorriam 'lá fora', certamente, eram altamente interessantes para Tom, por isso ele estava bem longe da janela.

O fim desse primeiro momento da narrativa, coincidentemente, termina com o amém do sermão do pastor e com o fim do parágrafo.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex