A linguagem do texto dissertativo

O encadeamento de figuras e temas. O que significa isso? Chamamos figuras os elementos do mundo natural, e no texto, os elementos que o compõem. O texto está cheio de substantivos, personagens, coisas reais ou imaginárias, enfim, referências que o sentido aponta. E como essas coisas entram nessa trama, nesse tecido, que é o texto? - Pela arte do modo de narrar, de persuadir, de falar. Essa é a tematização. Desse modo, a arte de tematizar é saber colocar os argumentos e as figuras com coerência e coesão no fio dos enunciados - é isso que chamamos de encadeamento de figuras e temas.

A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua. Isto não significa que não se pode usar recursos poéticos, históricos e recursos linguísticos. Todo enriquecimento do texto é importante.

As formas verbais do texto dissertativo

Os tempos verbais dos textos dissertativos argumentativos, ou seja, do mundo comentado, são predominantemente os tempos verbais do presente. No entanto, para dar maior ênfase aos textos, ou até, menor comprometimento, pode-se usar tempos do mundo narrado, ou seja, os do pretérito. A isso é o que se chama de metáfora temporal.

Argumentação nos textos dissertativos

O que se faz num texto dissertativo é explicar o assunto, é discorrer sobre ele, é fazer uma exposição do tema. Até não se deve ter tanta preocupação em persuadir o leitor e sim, passar as informações que se pretende - passar conhecimentos verdadeiros.

Diante do tema, o autor deve se posicionar diante do assunto e, através dos seus argumentos, mostrar o seu conhecimento de mundo com clareza, com domínio da língua, selecionando os conteúdos pelos seus valores reais, organizando-os de forma coesa e manter coerência entre os assuntos, os quais serão fechados na conclusão, completando assim, o ponto de vista inicial. Lembrar-se da importância da postura crítica.

São abordadas outras áreas no texto dissertativo?

Sim. Citar fatos históricos, ambientais, artísticos, da atualidade, geográficos, enfim - tudo que possa enriquecer e ilustrar o ponto de vista tomado inicialmente pelo autor.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex