Modificadores do discurso

São palavras que não dão um sentido novo à frase, mas que dão força argumentativa aos termos aos quais estão ligadas. São vários tipos de palavras que podem ser utilizadas pelo sujeito enunciador para esse fim. Dentre esses modificadores, podemos destacar:

Modalizadores ou valores modais.

  • Os adjuntos adverbiais

Os advérbios clássicos. Por exemplo:
(1) Roberto canta bem. (2) Roberto canta sempre. (3) Roberto canta no Teatro Pedro II.

Os enunciados acima apresentam diferentes circunstâncias da ação cantar: a primeira, uma circunstância de modo; a segunda, de tempo; a terceira, de lugar.

  • Os significados lexicais

Há palavras que carregam uma carga maior ou menor de sentido e, por isso, imprimem aos elementos que acompanham maior ou menor intensidade, por exemplo:

«Gosto de chocolate» «Amo chocolate» «Adoro chocolate!»

Os verbos gostar, amar e adorar, apresentam uma gradação ao gosto de chocolate.

  • A pontuação/ entonação

Não podemos ignorar que a pontuação (na escrita) e a entonação (na fala) são modificadoras do discurso. Entre eles:

ponto final (encerra uma ideia):

«Preciso de uma caneta.»;

reticências (prolongam o enunciado para um ponto indefinido):

«Preciso de uma caneta...»;

ponto de interrogação (transfere ao interlocutor a asserção pretendida):

«Você precisa de uma caneta?»;

ponto de exclamação (permite a expressão das emoções):

«Preciso de uma caneta!»;

enunciados truncados (indicam um grau de hesitação do sujeito enunciador):

«Preciso ... hum, de uma caneta.».

Modalidades

Entram nesse quadro as modalidades propriamente ditas. Segundo as teorias enunciativas, as modalidades podem ser:

  • Assertivas
    Expressam a posição do sujeito enunciador em relação às asserções afirmativas, negativas e injuntivas:

«Maria trabalhou na França.» «Maria nunca trabalhou na França.»

e injuntivas:

«Vá por esta rua andando em torno de 300 metros, vire à direita, depois à esquerda – a Agência dos Correios fica bem no meio desse quarteirão à sua direita »

  • Modalidades epistêmicas
    Em relação ao eixo do conhecimento do sujeito enunciador quando este não tem certeza em relação à veracidade do enunciado: assim, há uma oscilação entre dúvida, certeza, possibilidade, incerto.

«Não sei se Maria estudou na França.»
«O HIV é o vírus da Aids.»
«O Brasil pode ser campeão em 2014.»
«Talvez o Brasil seja campeão em 2014.»

  • Apreciativas
    Expressam a posição do sujeito enunciador frente à ação predicada fazendo um julgamento, se bom, ruim, mais ou menos etc.

«Não é certo você desobedecer a sua mãe.»
«Solidariedade é ajudar o próximo e fazer sempre o bem.»

  • Modalidade intersubjetiva
    Dependendo da vontade do sujeito do enunciado, ele pode imprimir um enunciado no eixo da ordem, dever, vontade, permissão, sugestão, permissão etc.

«Não é certo você desobedecer a sua mãe.»
«Eu quero alcançar meus objetivos ainda neste ano.» etc.

nota:

Alguns autores apresentam diferentes nomenclaturas para as modalidades, porém, no fundo, a essência é a mesma. {: cite=recuo.lpeu}

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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