Login

O que é adjetivo

por Gedini em 2013-05-22.

Pergunta:
Como reconheço o adjetivo numa frase? Qual a sua função?

Resposta:

Revisando conceitos

Os falantes se referem à natureza, às coisas existentes de forma muito variada. Na língua portuguesa, as palavras usadas para fazer essas designações são os adjetivos, também chamados de 'modificadores'. Exemplos:

Lavoura canavieira.  
Lavoura cafeeira.

Nos exemplos acima, temos dois tipos de lavoura, e a diferença entre elas é feita por meio dos adjetivos: canavieira e cafeeira.

Ver artigo Reconhecendo o substantivo e o adjetivo

Numa frase simples, quando os adjetivos estão juntos a substantivos dando a eles qualidade, especificidade, exercem a função sintática de adjunto adnominal, e quando complementam um verbo de ligação exercem a função de predicativo do sujeito. Exemplos:

A pessoa revoltada põe defeito em tudo. (adjunto adnominal)  
A moça anda revoltada. (predicativo do sujeito)

Alguns exemplos de substantivos acompanhados de adjetivos:

menino inteligente; menina atenciosa; árvore enorme; casa de pedra; giz quebrado etc.

Conheça o Lermos, o seu leitor de rolagem — para alunos, professores e todos que gostam ou gostariam de ler. Ele possui integração com o DropBox ou você pode enviar os seus textos.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-22 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo. Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor: