Língua Portuguesa em Uso > Perguntas-de-usuários-bl-4

Perguntas-de-usuários-bl-4


Gloria Galli

Categorias: perguntas e respostas |

Várias dúvidas:

P1. A palavra autoestima é feminina ou masculina?? em quais situações?
R:
É um substantivo feminino em quaisquer situações.

P2."As amostras ainda podem ajudar a compreender o funcionamento de terremotos em grandes profundidades, como o que causou o Tsunami na Ásia em dezembro de 2004, além de facilitar o estudo de mudanças climáticas pelas quais a Terra já passou, como as chamadas eras glaciais"
Levando-se em consideração o contexto do trexo acima, é correto classificar como ADJETIVO a palavra:

A. amostras
B. profundidades
C. mudanças
D. chamadas E. glaciais

R:
Letra 'E'. Por quê? Porque a palavra 'glaciais' é a única da lista que não representa a substância, e sim, a sua qualidade, a espécie da substância: eras glaciais, isto é, era do gelo. Sugiro a leitura do artigo Reconhecendo o substantivo e o adjetivo

P3. Qual o aumentativo de tesoura?
R:
Veja alguns aumentativos em Aumentativos e diminutivos

P4. Como deve ser este tipo de anúncio: dividimos em até 6 vezes sem juros, ou, dividimos até 6 vezes, ou dividimos 6 vezes.
R:
O verbo dividir permite que se diga: dividir em prestações, em partes iguais, em 3 partes, 4 partes, etc. Assim sendo, o termo '6 vezes' está bem claro que a conta será dividida em 6 partes. A preposição 'até' está estabelecendo o limite da divisão. Portanto, a expressão 'dividimos em até 6 vezes' está muito bem colocada.

P5. É correto dizer: 'eu te amo' ou 'eu o amo' e 'eu te quero' ou 'eu a quero'?
R:
Com relação à pessoa com quem se fala tanto 'eu te amo' como 'eu te quero' estão corretas, porque 'te' 'ti' 'tu' são pronomes usados com a segunda pessoa do discurso. No entanto, se no contexto o pronome que se estiver utilizando for 'você", é melhor usar a forma 'eu o amo' 'eu a quero'.

P6. 'Eu e a Sílvia vamos sair hoje'. 'Sílvia e eu vamos sair hoje'. Qual das duas frases estão certas? Sendo que na conversação não posso usar nós nesse caso. R:
As duas frases estão corretas. Na língua corrente, o costume é usar em primeiro lugar o pronome 'eu', mas nada contra iniciar a frase com a nome da pessoa que se quer fazer a referência.

P7. O período seguinte está correto? "Se houver faixa de pedestre, use-a." Deve ter a vírgula ou não? Por quê? O referido período é uma oração subordinada adverbial condicional?
R:
Sim, deve ter a vírgula para separar a condição da consequência no período. A primeira oração é uma subordinada adverbial condicional e a segunda é a principal, isto é, a consequência da condição primeira.

Comentários

artigos mais revisados

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

pesquise na base

Participe no LPeU, faça login para receber nossa newsletter ou enviar dúvidas Login via Facebook