redação ENEM: A ação criminosa na sociedade brasileira

A ação criminosa na sociedade brasileira

Um jovem que não tem uma família bem estruturada, teve uma educação escolar precária, que não vê perspectiva de prosperidade em sua vida, que não acredita na classe política que governa seu país, tem grande chance de ingressar na criminalidade.
A questão da criminalidade no Brasil precisa de um olhar para além do criminoso em si. No contexto histórico de um criminoso sempre há uma carência afetiva familiar, falta de oportunidades.
O governo não tem cumprido com seu papel fundamental em relação a políticas voltadas para essa questão. As estatísticas das últimas décadas mostram um aumento em homicídio e ainda com preconceito.
Apesar de algumas medidas em favor de desarmamento, as questões pacificadoras nas favelas não vêm solucionando os problemas dessas comunidades. O sistema penitenciário brasileiro não tem estrutura para recuperação de criminosos, ao contrário, tem mostrado ser uma escola do crime.
Diante de um problema tão complexo, precisa haver maior gestão das leis existentes, modificação daquelas que não funcionam, políticas educacionais educativas e maior vontade da classe política para resolver os problemas nacionais.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex