LPeU > artigo > Variação linguística

13-05-2013. Gloria Galli (trabalhos acadêmicos, revisões de textos, TCC e normas ABNT)

Enviar via e-mail

Categorias: linguística | variação linguística |

Chat Dúvidas ou Sugestões

Faça chat com nossos colaboradores

Pergunta: Qual o resumo de variação liguística?

Resposta:
Entendemos como variação linguística os vários modos de fala que ocorrem num mesmo idioma. De um modo geral, ocorrem três grandes variações:

Essa variedade ocorre por conta da situação geográfica. Tanto podem ocorrer na pronúncia quanto na palavra. Por exemplo, as letras /s/ e /r/ são pronunciadas de vários modos no Brasil, principalmente o /r/: cariocas, paulistanos, interior do estado de S. Paulo, norte, nordeste, região de Belo Horizonte etc. Na variação de vocábulos, lembramos de mandioca, macaxeira, aipim, todas formas referindo-se ao mesmo alimento.

A variação social ocorre por conta do grau de instrução da pessoa, e mais propriamente, em razão da profissão; o falar dos profissionais da área rural é diferente da fala da população urbana; o falar entre médicos; entre estudantes; das pessoas que não tiveram escolaridade etc.

Essa variedade ocorre por conta da necessidade de comunicação. Por exemplo, um jornalista, um diplomata que precisando dirigir-se a uma pessoa muito simples, ele precisa usar uma fala que não cause constrangimento - que seja entendível pelo seu ouvinte. Nessa situação, ele muda o seu falar para ficar mais próximo do seu interlocutor.