Login
por Gedini em 2013-05-18.

Texto com função metalinguística

Recordando conceitos:
A função metalinguística é centrada no código. Usa-se a própria linguagem para explicar a linguagem. Segue abaixo um texto com função metalinguística:
Excertos de uma resenha da obra de José Saramago A Viagem do Elefante.

A Viagem do Elefante (resenha)

O elefante Salomão, renomeado Solimão ..., veio da Índia para Lisboa, onde esteve mais de dois anos. (..) o rei D. João III de Portugal resolve oferecer o elefante a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, ... resolve dois problemas de uma assentada: encontrar um presente de exceção à altura do presenteado e dar um destino ao elefante. (...) posta em marcha uma operação de asseio, e, conhecida a aceitação do presente ..., o rei faz constituir, sem mais demoras, uma extensa comitiva para prover às necessidades de Salomão durante a viagem, à sua segurança, e às exigências diplomáticas da missão. A comitiva põe-se em marcha ...

fonte: http://pt.shvoong.com/books/novel-novella/1865108-viagem-elefante/

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-18 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.

Categorias

funções da linguagem | função metalinguística |

Dúvidas?

Envie suas dúvidas de língua portuguesa fazendo o login LPeU.