Língua Portuguesa em Uso > Como eles escrevem(1) prática produção de textos

Como eles escrevem(1) prática produção de textos

Desde 22-05-2013. Curado por Gedini

Colaboradores

Ainda não existem colaborações neste artigo. Envie sua colaboração pelo nosso chat.

Categorias: produção textual | atividades |

Este primeiro artigo da seção 'Como eles escrevem' é um apoio tanto para o exercício de produção de textos quanto para interpretação de textos. Utilizamos um editorial atual, retirado aleatoriamente da internet.
Ao exercício, pois.

(fonte: (Diário do Amapá acesso 03/08/09 19h PM. http://www.diariodoamapa.com.br/politi-naci.htm)

Sarney diz que paga “preço elevado demais” pela crise no Senado

Parágrafo de introdução:
«O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse recentemente a aliados que “o preço [que está pagando pela crise] está elevado demais”.

Parágrafo de desenvolvimento:
«Segundo reportagem de Valdo Cruz, publicada nesse sábado na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), o peemedebista já começa a sinalizar que pode renunciar ao cargo. Oficialmente, no entanto, o senador afirma que irá enfrentar a crise e que tem condições para superá-la. (..) Nesta semana, José Sarney e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem discutir sua permanência na presidência da Casa. Porém, mesmo com o apoio do presidente Lula, cresce no Senado a pressão para que Sarney deixe o cargo. De acordo com a reportagem, Lula disse a petistas que Sarney está sofrendo muito e talvez seja a hora de o senador “se livrar desse sofrimento”. Segundo assessores, Lula não deve abandonar o apoio ao peemedebista, mas já teme que o governo se desgaste em consequência da crise no Senado.

Parágrafo de conclusão:
Enquanto a cúpula do PMDB trabalha para tentar convencê-lo a ficar no cargo, Sarney já teria se mostrado, a amigos, estar “desanimado e decepcionado” – sinalizando a possibilidade de uma renúncia.

Análise: No parágrafo de Introdução o editor praticamente reafirmou o tema, acrescentando pouca coisa. Nos parágrafos de desenvolvimento, observa-se os os termos iniciais dos seus argumentos:
- Segundo reportagem de (..), publicada ...
- Oficialmente, (..) o senador afirma...
- Nesta semana, José Sarney e o presidente...
- Porém, mesmo com o apoio do presidente ...
- Segundo assessores, Lula não deve abandonar o apoio ...

Constata-se que o autor buscou 'fatos para justificar o seu posicionamento a favor do tema. Ele o fez baseando-se em reportagens e em noticiários certamente veiculados no país. O importante é observar que ele apresentou 'fatos'. E é isso que deve-se fazer nos parágrafos dos argumentos. Agora, passa-se ao parágrafo final, o da conclusão.

O parágrafo de conclusão o assunto foi fechado em coerência com o posicionamento tomado no início do texto. Inicia-se assim:
''Enquanto a cúpula (...) convencê-lo a ficar (..), Sarney já teria se mostrado, (..) - sinalizando a possibilidade de uma renúncia."

Veja os textos mencionados neste artigo: Produção de textos (apoio) e também Produção de textos (apoio) parte 2

Considere outros artigos

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Envie sua dúvida ou entre em contato

Faça login para enviar suas dúvidas de forma pública.

Entre em nosso chat para suporte online.