LPeU > artigo > As várias maneiras de fazer citações em um texto

10-06-2013. Marcio

Enviar via e-mail

Categorias: textos | citações |

Eu estou acostumado com citações em textos ciêntíficos — daquelas que eu faleo uma certa coisa [1] e depois no final do texto tem-se uma lista de referências. Mas entendo que em outros domínios a citação é algo diferente. Gostaria de saber mais sobre as citações diversas e se existem normas no Brasil e quais são os tipos que são mais utilizados em quais tipos de textos.

Parece que há duas questões na sua pergunta: uma coisa é constituir uma lista de referêcias bibliográficas no final do texto e, quando alguma obra é referenciada no texto, deverá ser citada; outra coisa é quando é a fala ou escrita do autor é trazida para o texto. Neste caso, faz-se uma citação, ou no corpo do texto entre aspas (texto com menos de 3 linhas) ou fora do parágrafo, texto recuado e com fonte menor. A regulamentação de tudo isso está na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Gedini / 15-06-2013

Temos três tipos de citações: diretas, indiretas, citações de citações.

  • Diretas: sempre seguindo o texto original do autor, colocando entre aspas, sobrenome do autor, data da publicação e página. Deve ser entre parênteses e separado por vírgula. Exemplo:
  • "O estudo da coesão textual tem sido predominantemente desenvolvido dentro do ramo da Linguística a que se denomina Linguística de Texto". (Koch, 2008, p.7)

  • Para Koch (2008, p.7) "O estudo da coesão textual tem sido predominantemente desenvolvido dentro do ramo da Linguística a que se denomina Linguística de Texto".

Lembre-se que para as citações com mais de cinco linhas é melhor fazer um parágrafo único, sem aspas.

  • Indiretas: apenas um comentário de um outro texto, podendo eliminar as aspas. Exemplo:
  • A gramática textual não é como qualquer outra gramática, sendo distinta das demais por se propor, de forma clara, como seu objetivo a descrição do texto ou do discurso. (Fávero e Koch, 1998, p.17)

  • Citações de citações: ideias de um autor que são ditas por um outro autor. Deve-se colocar entre parênteses o sobrenome do autor original, ano e página, a palavra " apud", o sobrenome do autor consultado, ano e página. Exemplo:

  • Para Marcuschi (1983, p.27 apud Koch, 2005, p.16), os fatores de coesão são aqueles que dão conta da estrutura de superfície do texto.

TatiKastein / 02-07-2013