Visão semântica e sintática dos verbos

Pesquisando sobre a classificação semântica dos verbos, encontrei duas possibilidades:
Transitivos, intransitivos, impessoais e de ligação OU
Auxiliares, ativos e relacionais.
Gostaria de saber qual é a classificação correta.

Resposta:

Considerando que há diversos seguimentos entre os pesquisadores e gramáticos, não podemos falar em 'erro' ou 'acerto'. São vertentes diferentes. De modo geral, o ensino tradicional adota o processo sintático: verbos de ligação, transitivos, intransitivos, impessoais (como você citou). Nesse processo, privilegia-se a relação que uma palavra tem com a outra: as posições sujeito, verbo e complemento como origem dessas relações.

Pela classificação semântica, entram outros critérios, tais como a noção de argumento: os verbos puxam (selecionam) termos necessários para o sentido da frase (= enunciado). Há vários seguimentos nessa linha de pensamento, mas, no fundo, a diferença fica mais por conta da nomenclatura do que do conteúdo, talvez em virtude da metodologia usada por cada pesquisador. Além dessa classificação citada ( auxiliares, ativos e relacionais) há outras, por exemplo, em verbos de estado, de ação, de processo e de ação-processo.

(Sugestão de leitura: CHAFE, W. Significado e estrutura lingüística. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S. A, 1975.)

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex