Produção de textos - apoio. parte 1

Nesta seção apresentamos alguns aspectos da produção de textos. O assunto será apresentado em seções. Um texto é uma trama, algo tecido e não um amontoado de frases isoladas. O que lhe dá a característica de 'trama' é a forma de redigi-lo.

É preciso:

  • Manter o tema na formação e progressão dos parágrafos; observar nexos, ou seja, os elementos que os ligam. Esse cuidado de prender o assunto ao longo da redação chama-se coerência.

  • Há necessidade de coesão, isto é, o uso de palavras especiais ou expressões para evitar a repetição de termos e tornar o texto mais interessante, mais leve. Esses dois aspectos são importantíssimos em qualquer tipo de texto.

  • É necessário que haja coerência também com a estrutura do tipo de texto: os dissertativos argumentativos têm suas características, os narrativos, outras e os descritivos e injuntivos, outras. Porém, muitas vezes, essas características se misturam para enriquecimento da redação.

Texto dissertativo-argumentativo

Características principais:

  • ênfase à defesa do ponto de vista da linha argumentativa (introdução);
  • apresentação dos argumentos em defesa da tese (desenvolvimento);
  • fechamento do assunto (conclusão).

Produzindo o texto:
Posicionamento diante do tema como se ele fosse uma pergunta.
Como proceder?

  • posicionamento em concordância com o que está sendo proposto? (em parte ou totalmente);
  • em discordância? (em parte ou totalmente)
  • precisa ser tomado outro posicionamento para análise?
  • precisa conhecer mais sobre o assunto?
  • Elaborando o ponto de vista:

A introdução

Escolha dentro da abordagem do tema o que você domina e afirme sua tese. Construa uma frase de introdução sobre a qual serão desenvolvidos os argumentos. A introdução contém a ideia central do texto. É a parte que vai atrair ou não o leitor.

O assunto de toda a redação vai ser desenvolvido em torno desse parágrafo; a introdução é o tópico do texto, a ideia forte. O tamanho ideal desse parágrafo deve ficar entre três a quatro linhas. Evite chavões e lugares-comuns, frases que abrem para quaisquer temas. Por exemplo: [...]«Todos sabem que...» «É comum noticiar na mídia que...» «As pessoas costumam dizer que...»

nota:
Em vestibulares, normalmente, não se usa verbo em primeira pessoa. Essa impessoalidade não exclui a presença de quem escreve.

Desenvolvimento dos argumentos

Nesta parte, registram-se os argumentos que sustentam a ideia principal, ou seja, o que foi colocado na introdução. Os parágrafos de desenvolvimento ligam a introdução à conclusão. Argumentos representam a fundamentação da conclusão – o que significa que, na cabeça de quem escreve, a conclusão já está clara, formada. As surpresas só existem para o leitor, o autor as conhece.
Desenvolva a redação buscando dentro do universo conhecido argumentos de fontes como: mídia, fatos do cotidiano, fatos históricos, atitude das pessoas etc. Considere cada parágrafo como um aspecto argumentativo, lembrando sempre: a cada ideia, uma explicação. Três, quatro parágrafos, são suficientes.

Lembre-se de que:

  • o texto tem que ter clareza e os argumentos precisam relacionar-se com a ideia principal (a da introdução) – você não fugirá disso;
  • os argumentos que sustentarão sua tese têm os porquês da sua escolha; você tem conhecimento sobre esse assunto;
  • cada argumento tem um ponto alto (ideia central) e você fará um parágrafo para cada um deles.

nota:
O texto inicia-se com uma idéia forte – é o tópico frasal. No meio do texto desenvolve-se os argumentos e no final, conclui-se o assunto concordando ou apresentando novas perspectivas, mas fechando o assunto explícito na introdução, ou seja, no primeiro parágrafo.

Cada parágrafo, na verdade, é um microtexto. Ele também tem um tópico (ideia núcleo), seus pequenos argumentos e fecha-se com a conclusão. É uma ideia exposta e acabada, isto é, uma informação argumentada. Se preferir pode-se resumir as conclusões das várias ideias no final do texto.

A conclusão

Parte mais importante do texto, pois é para onde os argumentos convergem e a discussão se fecha. É, portanto, uma síntese de tudo que foi dito. Conclua o texto, mantendo a coerência com o seu ponto de vista, feche o assunto ou, se discordar, apresente uma nova perspectiva. Neste parágrafo, não se deve repetir frases já ditas. Evite escrever: «Como já dissemos acima..» ou frases evidentes como: «Concluindo esses argumentos...» «Para fechar esse assunto...».
Tal como na introdução, três ou quatro linhas são suficientes para um texto de 25 linhas.

Perguntas frequentes

Como estruturar as ideias e formar um bom texto?
É preciso organizar ideias; ter dados suficientes; opinião formada.

Como fazer?
Lendo e escrevendo.

A busca de informações
Ninguém tem opinião formada sem a busca de informações. Para argumentar é preciso, antes, conhecer. Procure ler notícias relevantes não apenas para sua cidade, estado ou país, mas também importantes para o mundo, outros países - questões fundamentais que envolvam meio ambiente, humanidade, políticas etc.

Escritor e o leitor
Pela sua expressão, o leitor perceberá o seu modo de pensar, quem você é. É importante organizar as ideias para que sejam claras ao leitor.

O que precisa haver em cada parágrafo?

  • Informações e ideias selecionadas e organizadas. Dados e fatos apoiados em uma fonte real, na ciência ou em uma disciplina, pelo menos, aceitos como válidos.

Pode-se contestar fatos?

  • Sim. Tudo pode ser contestado – a evolução deve ser respeitada. Mas, é necessário conhecer os fatos.

Um modelo para análise

Observe um parágrafo de um texto jornalístico:

“Batman” nos fascina há décadas porque é o super-rico que defende os homens comuns. Um espécie de Rockefeller com asas, um bilionário a favor do povo. Onde estão esses bilionários do bem? Salvando a África, abrindo concessões em Doha? Há!Há!”

(fonte: Jornal A Cidade. C.3. 05/08/2008. Arnaldo Jabor) {: cite=recuo.lpeu}

Observando o parágrafo desse texto jornalístico, constatamos que há:
Um tópico frasal:
«Batman” nos fascina há décadas»

Frases de desenvolvimento/ de argumento:

  • «porque é o super rico que defende os homens comuns;»
  • "um espécie de Rockefeller com asas, um bilionário a favor do povo.

E frase de conclusão:
«Onde estão esses bilionários do bem? Salvando a África, abrindo concessões em Doha?» «Há!Há!»

Essa constatação mostra que a estrutura dos parágrafos assemelham-se a do texto. No exemplo dado, o parágrafo de conclusão é em forma de pergunta - uma questão para o leitor refletir.

Ver também Produção de textos - apoio. parte 2

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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