Metaplasmos assoviar e assobiar

A língua portuguesa vem sofrendo transformações desde sua origem até nossos dias. Dá-se o nome de metaplasmos a essas transformações. Os metaplasmos são classificados com uma nomenclatura variada baseada no tipo de mudança sofrida pelo vocábulo: perdem, ganham, permutam, transformam fonemas; uns vocábulos se transformam por causas fonéticas, pela lei do menor esforço, outros pela persistência de tonicidade, etc. Enfim, são várias as transformações sofridas e consequentemente, vários tipos de metaplasmos.

  • Metaplasmo por transformação: um fonema se transforma em outro diferente do primeiro. Os metaplasmos de transformação também são muitos, entre eles:

    degeneração, desnasalação, metafonia, dissimilação, rotacismo, ditongação, monotongação, nasalação, palatização, sonorização etc.

Analisando os vocábulos assoviar e assobiar

A transformação sofrida nesses vocábulos recebe o nome de degeneração, transformação do fonema /v/ em fonema /b/. Geralmente essas transformações ocorrem pela lei do menor esforço, procurando facilitar o ponto de articulação no aparelho fonador. A tendência da fala é encontrar uma combinação mais facilitada para juntar os fonemas das palavras.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex