LPeU > artigo > Dúvida com substantivos próprios

15-05-2013. Gloria Galli (trabalhos acadêmicos, revisões de textos, TCC e normas ABNT)

Enviar via e-mail

Categorias: substantivos próprios | adjetivos | advérbios | perguntas e respostas | língua portuguesa | gramática pt-Br |

Chat Dúvidas ou Sugestões

Faça chat com nossos colaboradores

Tenho duas perguntas:
1ª Qual é o correto: «Os Estados Unidos» ou «O Estados Unidos?»
2ª Muitas pessoas falam «independentemente disso», «independentemente daquilo», porque não somente «independente disso ou independente daquilo» ?

Resposta:
1ª - Os Estados Unidos.
- Substantivo próprio plural exige artigo no plural.

2ª - Se consideramos a construção - dependente disso ou independente disso, as duas significam que algo está na dependência ou não de outra coisa; portanto, a construção está correta. Exemplo:
«Você não quer que eu vá ao cinema, mas a minha decisão é independente disso. Aqui o adjetivo gera um predicativo.

De outra forma, se considerarmos uma construção do tipo independentemente disso, a expressão será modal, adverbial, portanto. Exemplo: «Vou passear independentemente da sua vontade!». Aqui a palavra em questão modificou o verbo 'passear' agiu como um adjunto adverbial. Portanto, o contexto é que vai decidir o bom emprego das palavras.

'Independente', a priori, é um adjetivo, com função de modificar, dar uma qualidade ou um estado a um substantivo. Acrescentando o sufixo '-mente' a um adjetivo, forma-se um advérbio, cuja função será de modificador, um agente circunstancial, portanto.