Língua Portuguesa em Uso > Sujeito e Predicativo do sujeito

Sujeito e Predicativo do sujeito


Gloria Galli

Categorias: sujeito | predicativo do sujeito | verbo de ligação | função sintática |

No primeiro artigo, Língua portuguesa: passo a passo para a gramática, falamos de sentido das palavras e das frases. Agora, passemos `a abordagem sintática, isto é, a relação que umas palavras têm com as outras, na frase. As palavras, na língua portuguesa, obedecem, de certa forma, uma ordem de posição; dependendo dessa relação, elas exercem funções – a isso chamamos de função sintática. Assim, podemos falar um pouco sobre verbo, sujeito e predicativo do sujeito. Tomemos a frase:

'Marta é uma menina de ouro”.

a) O verbo da frase é o verbo ser flexionado na 3ª pessoa do singular, concordando com 'Marta' e constituindo um predicado nominal, por ser um verbo de ligação. O predicado nominal é constituído por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.

b) 'Marta' – representa a função de sujeito da oração (termo com o qual o verbo concorda – é ).

c) 'uma menina de ouro' - termo atribuído ao sujeito, ligado a ele por um verbo de ligação (ser) e por isso, tem a função de predicativo do sujeito.

nota:
Os verbos ser, estar, permanecer, ficar, parecer ( e outros, que podem, eventualmente, tomar o sentido desses) são chamados verbos de ligação e seu complemento, chama-se predicativo do sujeito. O predicativo pode ser representado por várias classes de palavras: substantivo, adjetivo, pronome, numeral e até uma oração substantiva predicativa.

Exemplos:

Os alunos estão apreensivos.(adjetivo)
Esses livros são meus. (pronome possessivo substantivo)
Essas meninas parecem borboletas. (substantivo)
A vida é uma canção. (numeral/substantivo)

Comentários

artigos mais revisados

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

pesquise na base

Participe no LPeU, faça login para receber nossa newsletter ou enviar dúvidas Login via Facebook