Narrativa - nova acomodação

Acomodação/mudança de cenário

Numa narrativa, depois de uma série de ações, o autor sempre apresenta ao leitor um novo cenário, modificado pelas ações e ocorrências que envolvem o(s) personagem(s) e que o levaram a sofrer uma mudança. Na verdade, é uma nova acomodação para preparar o leitor para conhecer outras situações. Nessa fase, predominam verbos de estado e os verbos dinâmicos que aí ocorrem, no geral, eles argumentam o porquê da mudança na vida do(s) personagem(s).

Tomamos um trecho do texto Nasce um marinheiro para ilustrar esse momento.

Nasce um marinheiro
(extraído do obra Daniel Defoe. Robson Crusoé.(adaptação de Werner Zotz).São Paulo:Scipione. 2001.(p.9-11)

(...) Na manhã do dia seguinte o mar estava calmo, pacífico, até mesmo romântico… Os propósitos da noite anterior rapidamente deram lugar a outros pensamentos: agora só tinha olhos para a beleza da paisagem. Por seis dias, navegamos calmamente. Manhãs de céu azul, tardes ensolaradas, vento agradavelmente fresco, crepúsculos com o sol avermelhado no horizonte, estrelas brilhando intensamente nas noites. O corpo acostumou-se depressa à nova realidade. O andar adquiriu o balanço dos velhos homens do mar,acompanhando o movimento das ondas. O enjôo surgido na primeira noite de tempestade desapareceu. Quando aportamos na baía de Yarmouth, ainda na Inglaterra, já me julgava conhecedor dos segredos do mar. Permanecemos ancorados seis ou sete dias, aguardando vento favorável para subir a correnteza do rio. Outros navios vieram para ao nosso lado.[..]

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex