LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-14.

O que significa um verbo de ação

Reconhecimento de um verbo de ação:

A classificação dos verbos pelo critério semântico admite quatro tipos de verbos: verbos de ação, de processo, de ação-processo e de estado.

Um verbo de ação caracteriza uma atividade expressa por um sujeito agente. Indica um fazer por parte desse sujeito, que tem traços de atividade - um sujeito que age, realiza ações. Por essas razões compõe uma frase ativa, com um fazer por parte do sujeito.

O verbo de ação tem, no mínimo, um argumento. Por 'argumento', entende-se a casa vazia aberta pelo verbo, a ser preenchida, para completar-lhe o significado. Se apresentar somente uma casa vazia, esta será preenchida pelo sujeito.

Quando tem dois ou três argumentos, estes outros serão complementos: não são 'afetados' pela ação verbal, não apresentam mudança de estado físico, moral, de condição, de posicionamento no tempo ou espaço.

Por exemplo:
«Pedro vai à horta.»

Quando se diz 'vai', pressupõe-se que haja um sujeito - alguém vai (Pedro) - um sujeito agente, ativo, fazedor da ação verbal.

O verbo, portanto, pediu dois argumentos, abriu duas 'casas vazias' que foram preenchidas para completar-lhe o sentido - uma, pelo 'sujeito' e a outra, pelo complemento que indica 'direção' (à horta). Pelo critério sintático, este é o objeto indireto.

Como dissemos acima, esse complemento exigido pelo verbo (à horta) não é afetado pela ação verbal. Percebe-se então, que a natureza do verbo é muito importante para a compreensão da frase.

Exemplos de verbos de ação:

Sair, bater, ir, vir, beber, gritar etc.

Verbos de dizer (verbos dicendi):

dizer, responder, perguntar, falar, discursar etc.

Verbos de atividade mental:

 pensar, raciocinar, ajuizar, considerar, pensar, indagar, explorar, repetir etc.
Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-14 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.