Categorias: verbo de ação | verbo de processo | verbo de ação-processo | verbo de estado | classificação dos verbos |
Chat Dúvidas ou Sugestões
Faça chat com nossos colaboradoresPergunta:
Qual a classificação dos verbos: prometer, ler, comer, sair?
- Assim, fora de contexto, parecem ser, todos, verbos de ação, pois podem estar indicando um fazer por conta de um sujeito agente.
Há dois critérios para classificação dos verbos: o sintático e o semântico. Neste artigo trata-se do critério semântico.
Os verbos, de modo geral, são considerados dinâmicos ou estáticos: os primeiros possuem ação, os segundos, sem movimento. Considerando os sentidos que geram, eles são classificados em verbos de ação, verbos de ação-processo, verbos de processo e verbos de estado.
Verbos de ação
- Indicam um Fazer em relação ao sujeito. O sujeito desse verbo é agente e possui traços: animado, voluntariedade, controle sobre os atos.
Verbos de processo
- Indicam um Acontecer. O sujeito desse verbo é paciente, beneficiário ou experimentador. Tem os traços: afetado física ou psicologicamente.
Verbos de ação-processo
- Indicam um Fazer por parte do sujeito e um Acontecer por parte do objeto. Os tipos de sujeito deste verbo são: agente, causativo ou instrumental.
Verbos de estado
- Indicam um Gostar, um Querer (verbos de sentimento, indicam uma situação, um estado).
- Indicam um Ser/Estar/Existir em relação ao sujeito. O sujeito desse verbo é objetivo ou experimentador.
Para classificar um verbo com segurança é preciso considerar o contexto no qual ele está inserido, pois isso pode mudar o seu sentido, e mudando o sentido, pode mudar a classificação. Exemplo com o verbo arrumar. Pode indicar:
ação-processo: Gosto de arrumar malas.
processo: As coisas acabam se arrumando.
ação: Você arrumou emprego?
estado: Assim estava a casa dela: as coisas arrumavam-se nos cantos.