Explicar o significado do termo linguagem

Pergunta:
O que significa o termo linguagem? Você pode explicar de forma mais clara?

Resposta:
A linguagem é constituída por vários elementos:
quando penso em alguma coisa, eu constituo mentalmente um significado e automaticamente nomeio essa coisa de alguma forma. Porque tudo o que eu penso - existe, nem que tenha que ser no imaginário; e se essa coisa que existe no meu imaginário ela tem um nome, nem que eu tenha que chamá-la, simplesmente, 'coisa'. Se eu quero comunicar-me com alguém sobre essa 'coisa' que eu imaginei, vai ter que ser com minhas palavras, do meu jeito.

A linguagem

Há muitos conceitos sobre linguagem. Entende-se por linguagem a forma de expressar a comunicação. Temos "linguagem de programação","linguagem do cinema" , "linguagem das abelhas", "linguagem científica", "popular" etc. A linguagem não transmite tão somente as idéias de alguém, transmite também muitas informações sobre quem fala. A linguagem denuncia também o falante: seu conhecimento de mundo, seu grau de cultura, de escolaridade, a região onde mora, seus costumes, suas tendências, e muito mais.

Sabemos reconhecer uma linguagem literária?

  • Acho que sim. Um conto? Uma poesia? Uma narrativa? A leitura de um livro? Uma crônica?

  • Sim. Tudo isso faz parte da linguagem literária.
    Por exemplo:

    «(..)
    O bicho não era um cão,
    Não era gato,
    Não era rato,
    O bicho, meu Deus, era um homem."

O fragmento acima é um texto que trouxe as emoções do poeta. Digo poeta, porque ele é um criador, é um fazedor de imagens para prender o leitor. Ele retrata a realidade, ele reconta a notícia de uma forma diferente - rica de elementos novos, estranhos àquela realidade, e no fim, tudo se encontra.

Agora, como reconhecer uma linguagem jornalística?

  • Reconheço uma linguagem jornalística, porque ela é 'nua' e 'crua' - ela deve informar a realidade, é uma linguagem informativa, sem a participação do redator no fato, sem suas emoções.
    Por exemplo:

    «Controle é ruim, afirma Procuradoria...
    O Ministério Público Federal considera que a Câmara não faz o controle adequado da utilização da cota de passagens aéreas dos deputados.(..)»

Da mesma forma, podemos buscar muitos conceitos de linguagens: linguagem afetiva, linguagem figurada, linguagem denotativa, linguagem conotativa etc.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex