Login
por Gedini em 2013-05-15.

Explicar o significado do termo linguagem

Pergunta:
O que significa o termo linguagem? Você pode explicar de forma mais clara?

Resposta:
A linguagem é constituída por vários elementos:
quando penso em alguma coisa, eu constituo mentalmente um significado e automaticamente nomeio essa coisa de alguma forma. Porque tudo o que eu penso - existe, nem que tenha que ser no imaginário; e se essa coisa que existe no meu imaginário ela tem um nome, nem que eu tenha que chamá-la, simplesmente, 'coisa'. Se eu quero comunicar-me com alguém sobre essa 'coisa' que eu imaginei, vai ter que ser com minhas palavras, do meu jeito.

A linguagem

Há muitos conceitos sobre linguagem. Entende-se por linguagem a forma de expressar a comunicação. Temos "linguagem de programação","linguagem do cinema" , "linguagem das abelhas", "linguagem científica", "popular" etc. A linguagem não transmite tão somente as idéias de alguém, transmite também muitas informações sobre quem fala. A linguagem denuncia também o falante: seu conhecimento de mundo, seu grau de cultura, de escolaridade, a região onde mora, seus costumes, suas tendências, e muito mais.

Sabemos reconhecer uma linguagem literária?
- Acho que sim. Um conto? Uma poesia? Uma narrativa? A leitura de um livro? Uma crônica?
- Sim. Tudo isso faz parte da linguagem literária.
Por exemplo:

«(..)  
O bicho não era um cão,  
Não era gato,  
Não era rato,  
O bicho, meu Deus, era um homem."

O fragmento acima é um texto que trouxe as emoções do poeta. Digo poeta, porque ele é um criador, é um fazedor de imagens para prender o leitor. Ele retrata a realidade, ele reconta a notícia de uma forma diferente - rica de elementos novos, estranhos àquela realidade, e no fim, tudo se encontra.

Agora, como reconhecer uma linguagem jornalística?
- Reconheço uma linguagem jornalística, porque ela é 'nua' e 'crua' - ela deve informar a realidade, é uma linguagem informativa, sem a participação do redator no fato, sem suas emoções.
Por exemplo:

«Controle é ruim, afirma Procuradoria...  
O Ministério Público Federal considera que a Câmara não faz o        controle adequado da utilização da cota de passagens aéreas dos      deputados.(..)»

Da mesma forma, podemos buscar muitos conceitos de linguagens: linguagem afetiva, linguagem figurada, linguagem denotativa, linguagem conotativa etc.

Compartilhe

Sobre o artigo

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-15 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor: