LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-15.

Explicar o significado do termo linguagem

Pergunta:
O que significa o termo linguagem? Você pode explicar de forma mais clara?

Resposta:
A linguagem é constituída por vários elementos:
quando penso em alguma coisa, eu constituo mentalmente um significado e automaticamente nomeio essa coisa de alguma forma. Porque tudo o que eu penso - existe, nem que tenha que ser no imaginário; e se essa coisa que existe no meu imaginário ela tem um nome, nem que eu tenha que chamá-la, simplesmente, 'coisa'. Se eu quero comunicar-me com alguém sobre essa 'coisa' que eu imaginei, vai ter que ser com minhas palavras, do meu jeito.

A linguagem

Há muitos conceitos sobre linguagem. Entende-se por linguagem a forma de expressar a comunicação. Temos "linguagem de programação","linguagem do cinema" , "linguagem das abelhas", "linguagem científica", "popular" etc. A linguagem não transmite tão somente as idéias de alguém, transmite também muitas informações sobre quem fala. A linguagem denuncia também o falante: seu conhecimento de mundo, seu grau de cultura, de escolaridade, a região onde mora, seus costumes, suas tendências, e muito mais.

Sabemos reconhecer uma linguagem literária?
- Acho que sim. Um conto? Uma poesia? Uma narrativa? A leitura de um livro? Uma crônica?
- Sim. Tudo isso faz parte da linguagem literária.
Por exemplo:

«(..)  
O bicho não era um cão,  
Não era gato,  
Não era rato,  
O bicho, meu Deus, era um homem."

O fragmento acima é um texto que trouxe as emoções do poeta. Digo poeta, porque ele é um criador, é um fazedor de imagens para prender o leitor. Ele retrata a realidade, ele reconta a notícia de uma forma diferente - rica de elementos novos, estranhos àquela realidade, e no fim, tudo se encontra.

Agora, como reconhecer uma linguagem jornalística?
- Reconheço uma linguagem jornalística, porque ela é 'nua' e 'crua' - ela deve informar a realidade, é uma linguagem informativa, sem a participação do redator no fato, sem suas emoções.
Por exemplo:

«Controle é ruim, afirma Procuradoria...  
O Ministério Público Federal considera que a Câmara não faz o        controle adequado da utilização da cota de passagens aéreas dos      deputados.(..)»

Da mesma forma, podemos buscar muitos conceitos de linguagens: linguagem afetiva, linguagem figurada, linguagem denotativa, linguagem conotativa etc.

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-15 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.