LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-21.

Ditongo aberto da palavra ideia

Pergunta do usuário:
Tenho uma dúvida quanto a nova regra para os ditongos 'ei' e 'oi' em palavras paroxítonas.
Por exemplo, na palavra ideia - acredito que a separação silábica seja i-de-ia, e neste caso, o ditongo seria na semivogal i + vogal a, e não nas vogais ei. (Visto que ditongo é o encontro vocálico na mesma sílaba). Nesse caso, por que ideia se aplica a nova regra e não mais recebe acento agudo?

  • A palavra ideia é classificada sim, como paroxítona e tendo como sílaba tônica o ditongo aberto ei, por isso está enquadrada nas normas da nova ortografia. O que ocorre nesta palavra é um fenômeno fonético chamado glide - é como se houvesse um deslizamento da semivogal i: ela permanece na segunda sílaba e também se estende para a terceira, assim: i-dei-ia. Ocorre isso também com o vocábulo sereia (se-rei-ia).

Foneticamente, no vocábulo ideia há dois ditongos: um decrescente (ei) e um crescente (ia).

Ver também Como classificar o vocábulo 'sereia' foneticamente

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-21 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.