Odisseia - uma aventura no mar

Produção de textos - Uma atividade de língua portuguesa em sala de aula.

Os alunos leram a narrativa épica Odisseia, de Homero, o texto foi discutido entre professor/alunos e, em seguida, os alunos reproduziram a narrativa. Após alguns dias, assistiram ao filme e os alunos produziram o 2º texto, também em sala de aula. O professor propôs uma chamada sobre o tema e deu um título para a narrativa.

chamada:
"Afinal, vida de herói não é fácil. Ondas gigantescas, fome, frio... lutar com um gigante de um olho só, longe da esposa, do filho, do seu reino....enfrentar a fúria dos deuses? – quem foi esse herói?"

Odisseia – uma aventura no mar.

Os gregos guerreavam com os troianos há anos, parecia não ter mais fim aquela batalha. Ulisses, um dos combatentes traçou um plano: render-se aos troianos e presenteá-los com um gigantesco cavalo de madeira. Assim aconteceu. Os portões se abriram, o povo festejou com comidas e bebidas o presente, a rendição dos gregos.

No auge da festa, quando todos já estavam embriagados, o batalhão que se escondera no interior do cavalo desceram silenciosamente por cordas, os outros soldados que aguardavam disfarçados fora dos muros entraram sem resistência e foi o fim de Troia. Os gregos venceram os troianos. Incendiaram a cidade, acabaram com tudo, levaram de volta Helena, a rainha de Esparta, que havia sido raptada por Páris.

Vencida a guerra, os soldados iniciaram a viagem de volta. Nem todos conseguiram retornar aos seus lares. Alguns morreram no mar, outros se aventuraram a procura de novos lugares, outros conseguiram. E o nosso herói?

O nosso herói teve um destino muito cruel. Ulisses com os seus homens toma o caminho de volta para Ítaca, onde era rei. De repente, no meio da viagem, surge a voz de Poseidon, o deus dos oceanos, que revoltado com Ulisses o ataca com as mais terríveis tempestades e persegue-o provocando mal tempo até desviá-lo de sua rota.

Perderam-se na imensidão do mar. As dificuldades de Ulisses pareciam não terminar mais. Na ilha dos ciclopes, onde ficaram prisioneiros, furou o olho de um gigante para libertarem-se; enfrentou as mais terríveis tempestades causadas por Poseidon, o deus dos oceanos. Continuando a viagem, enfrentou uma deusa que transformava todas as pessoas em bicho; teve que vencer a sedução do canto das sereias; conseguiu passar entre os dois piores monstros do mar: um que gritava em altíssimos decibéis e outro que em determinadas horas engolia toda água do mar; viu seus homens morrerem um a um, foi prisioneiro de uma deusa que o amou terrivelmente; enfrentou o Hades, o terrível lugar dos mortos.

Finalmente, quando chega em Ítaca, precisou de nova estratégia para reconquistar o seu reino e sua família – ajudado por Atena, a deusa da guerra, transformou-se em mendigo, e auxiliado por seu filho e alguns fiéis, derrota todos os inimigos e reconquista tudo que lhe pertencia. Essa viagem de volta ficou com o nome Odisseia, porque o verdadeiro nome de Ulisses era Odisseu.
(Colaboração de Alícia Gal.)

Sugestão como atividade de produção de texto.

  • Há dois procedimentos muito importantes quando trabalhamos com produção de texto em sala de aula:
  1. Arranjo das ideias = paragrafação: constituição do cenário/ desenvolvimento dos acontecimentos/ conclusão/ coerência no fio dos enunciados (pontuação);
  2. Adequação do léxico/ ortografia/ coerência/ coesão etc.
  3. Noções das coordenadas: sujeito, espaço e tempo.
Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex