Língua Portuguesa em Uso > Perguntas de usuários bl 1

Perguntas de usuários bl 1

Gloria Galli


Categorias: perguntas e respostas |

Várias dúvidas:
P1. Gostaria de saber a classificação da oração:
«Só desejo isto: que você seja feliz.»
R:
- Só desejo isto -> oração principal
- que você seja feliz -> or. sub. substantiva apositiva

P2. Gostaria de receber 10 palavras paroxítonas que perderam o acento e mais 10 oxítonas.
R:
Sobre as palavras paroxítonas que perderam o acento, temos inúmeras no site. Veja os artigos Ditongos abertos das paroxítonas e também Sobre oxítonas, ditongos abertos e paroxítonas.

P3. Está correta esta frase: 'As casas é do Joel'?
R:
Não. Em condições normais, o verbo 'ser' concorda com o sujeito em número e pessoa. A construção correta: As casas são do Joel/ .. são amarelas/ .. são fabricadas pelos próprios moradores etc.

P4. Existe a expressão 'tríplice coroa', mas se houver mais um título, como chamaríamos a nova titulação?
R:
Essas expressões fazem parte dos 'numerais multiplicativos': duplo, triplo ou tríplice, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo, etc. Se houver mais uma titulação será chamada 'Quádrupla Coroa'.

P5. A concordância desta frase está correta? «Queria que houvesse respeito, carinho e companheirismo mútuo.»
R:
Sim, está correta, porque todos os substantivos estão no singular. Neste caso, o adjetivo (mútuo) pode ficar no singular. Mas também, poderia estar no plural masculino: «Queria que houvesse respeito, carinho e companheirismo mútuos.» Podem ser usados os dois modos.

P6. O que significa tempo e modo em um texto?
R:
O tempo em um texto, numa narrativa é marcado pelo momento em que os enunciados ocorrem. Podem ser expressos de dois modos: o tempo cronológico e o tempo psicológico. O cronológico é o tempo real. O narrador expressa a época em que ocorrem os acontecimentos. Diz-se também que é o tempo objetivo, o tempo do relógio, do calendário. O tempo psicológico ocorre quando os enunciados não estão definidos no tempo, podem ir para o passado, para o futuro, não há um tempo definido. É definido como tempo interior, é marcado pelas emoções, por isso denominado tempo subjetivo. O modo é a forma que o narrador escolhe para se colocar no texto. Ou ele o faz na primeira pessoa, aí ele se inclui na história, se envolve e acaba sendo um dos personagens ou ele o faz na terceira pessoa, contando a história de personagens.

P7. Qual o aumentativo das palavras 'drama', 'forno' e 'copo'?
R:
Veja em Aumentativos e diminutivos

P8. Qual a expressão correta: «Passarão a serem efetuadas em novas datas.» ou «Passarão a ser efetuadas em novas datas.»?
R:
A segunda opção está correta. Ocorrendo locução verbal, o verbo auxiliar deve concordar com o sujeito da oração.

P9. «A primavera inicia-se» ou «A primavera inicia»?
R:
O verbo iniciar, no sentido de ter início, principiar, começar, representando um processo, pode ou não estar na forma pronominal. Conclui-se, com isso, que as duas formas estão corretas.

Comentários

revisados

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Participe

Faça login para receber nossa newsletter ou enviar dúvidas