Língua Portuguesa em Uso > Interpretando O peixinho e o Gato

Interpretando O peixinho e o Gato

Gloria Galli


Categorias: atividades | interpretação de textos |

Segue abaixo um trecho para prática de interpretação de textos - uma atividade especial para as crianças. Trata-se de um episódio da narrativa O peixinho e o gato, de Lenira Almeida Hech.

... O peixinho Vermelho foi capturado por uma rede. O pescador, com muito cuidado, colocou-o num vidro com água e levou-o a um comerciante, e...Ao entrar na loja, notou que o lugar era amplo e agradável. Lá estavam algumas criaturas estranhas e muito barulhentas: umas gorjeavam, outras latiam, algumas miavam, outras comiam cenouras sem parar. Todas estavam em grandes gaiolas. O peixinho Vermelho pressentiu que ali seria o seu cativeiro. Tremeu só de pensar. O comerciante estava sorridente, orgulhoso da sua nova aquisição, então, colocou Vermelho junto com outros peixinhos. O local, apesar de pequeno, imitava o “habitat” do fundo do mar. Todos o olharam com curiosidade, mas logo se tornaram amigos. (...)

Refletindo sobre o texto:
1. Quando o peixinho Vermelho entrou na loja teve uma sensação boa, o que durou pouco. Por quê?

  1. O peixinho Vermelho notou que o lugar era agradável, mas em seguida pressentiu algo ruim. Que pressentimento foi esse?

  2. Mas alguém estava feliz - quem era? O que essa pessoa fez?

  3. O narrador disse: “ O local, apesar de pequeno, imitava o “habitat” do fundo do mar. Isso ajudou ou piorou a situação do peixinho?

  4. Como o peixinho foi recebido nesse novo local?

Trabalhando conhecimento:
1. Algumas criaturas gorjeavam, outras latiam, outras miavam e outras comiam cenouras – todas muito barulhentas. Quem são elas?

  1. O peixinho tremeu só de pensar que ali seria o seu cativeiro? Consultando o dicionário, cativeiro é ...

  2. Qual a diferença entre 'gaiola' e 'jaula'?

Ver também Texto - tipos e gêneros

Comentários

revisados

Gedini
2013-08-05
Quiasmo

Participe

Faça login para receber nossa newsletter ou enviar dúvidas