Qual o momento de avanço e de pausa no texto narrativo

Os momentos de pausa numa narrativa são geralmente marcados por 'verbos de estado', pelos quais o narrador expõe a situação do(s) personagem(s): pessoal, temporal, espacial etc.Esse momento é denominado de 'acomodação'. Logo depois de uma acomodação, surgem verbos de ação ou de ação-processo, que trarão novas mudanças, levando consequentemente a novas acomodações. Nesse jogo de acomodação e mudanças, o percurso narrativo vai-se construindo.

Verbos que caracterizam os momentos da narrativa

Uma característica muito importante na narrativa é a mudança de situação, a transformação. Representa uma mudança de estado que se opera por meio de ação do personagem (implícita ou explícita). O personagem era de um jeito, agora está de outro; ele não tinha certas coisas, agora as tem, e assim por diante. Para que essas coisas ocorram, o autor se utiliza de verbos de ação e de ação-processo, para que justifiquem as ocorrências que vão gerar as mudanças, e novos verbos de estado que vão demonstrar as transformações ocorridas, os novos estados.

Veja também Momentos da narrativa

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
O copyright © original pertence aos autores dos artigos. No entanto, os artigos do LPeU estão disponíveis publicamente com licenças flexíveis, de acordo com a licença Creative Commons / Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Feito ❤ por Glória & MePlex