Login
por Gedini em 2013-05-20.

Artigos de Opinião

Tipo de texto - artigo de Opinião

Os artigos de opinião, comuns em jornais e revistas, são textos argumentativos persuasivos, pequenos, com linguagem objetiva, com marcas pessoais de primeira pessoa (às vezes em terceira pessoa), nos quais o autor pretende sensibilizar o leitor com muitos argumentos e informações coerentes sobre fatos, geralmente verdadeiros.

Uma das sutilezas desses textos é a sua chamada – recorte de um pequeno trecho do próprio texto (seu ponto mais alto), geralmente colocado em destaque na diagramação, num local ótimo de visualização do leitor, que antecipa o assunto e faz com que a pessoa queira ler o artigo – esse é o pulo do gato.

Por pretender persuadir o leitor, predominam também nos artigos de opinião as marcas linguísticas:
- a função emotiva da linguagem (ironia, apelos emotivos, acusações, humor satírico, etc.);
- orações com verbos modais (dever, poder e ter de);
- verbos no modo subjuntivo, indicando desejo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.);
- conjunções modalizadoras do discurso (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que etc.);
- sinais de pontuação, como interrogações, exclamações, aspas duplas, etc., que induzem o leitor a refletir sobre as intenções do autor.

Compartilhe

Sobre o artigo

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-20 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor: