LPeU - língua portuguesa em uso Língua Portuguesa em Uso

Criado por Gedini
em 2013-05-14.

Produção de textos - descrição

tipo de texto: DESCRIÇÃO

O texto descritivo objetiva-se a descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto, de uma situação, até mesmo de um sentimento. Dessa forma o enunciador faz com que o leitor ou ouvinte se aproxime o máximo possível daquilo que ele pretende apresentar: personagens, estados, ambientes, paisagens.

As características de um texto descritivo:

  • Não é importante a ordem dos relatos, portanto, não há progressão temporal.
  • Não traz transformações nos seus relatos.
  • É um texto figurativo (composto por termos concretos).
  • Todas as ocorrências são simultâneas. Se inverter a ordem dos relatos, nada muda.
  • Predominam verbos de estado. (ter, estar, sustenta, ser, etc). Os tempos verbais predominantes são o presente e o imperfeito.

Há descrições que são puramente técnicas (científicas) - aquelas que se limitam a mostrar apenas características e funções dos objetos; outras, as que incluem emoções no conteúdo, são as literárias (subjetivas).
Os textos narrativos trazem também partes descritivas, principalmente na apresentação do cenário. Há autores que usam tanto a narração quanto a descrição para compor seus textos - misturam os procedimentos descritivos ao discurso indireto livre, ou seja, ao estado mental dos personagens, o qual ele capta.

Excertos de um trecho descritivo extraído a obra de Euclides da Cunha. Os Sertões:

(..)O Planalto Central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior. (..)
(Cap.I. Preliminares.)

No texto acima observa-se:

- que há concomitância dos acontecimentos;  
- não apresentou nenhuma mudança com o(s) personagem(s);  
- predominam substantivos concretos (planalto/ litorais/ escarpas/     mares/ chapadões/ cordilheiras/ costa/ andares/ socalcos, etc.;  
- predominam verbos de estado (desce (condição geográfica)/ assoberba/ desata-se (configura-se)/ / gotejar (situação/vivência)/ contemplar (modo de ver) etc.

Segue abaixo um trecho ilustrativo de um texto descritivo-narrativo. Embora descritivo, o texto traz uma marca de desejo de mudança que, a qualquer momento, poderá concretizar-se. Além disso, há sequência temporal, ou seja, alguns acontecimentos sucedem-se no tempo, portanto traz marcas tanto das narrativas quanto dos textos descritivos:

  (...) 
Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um arco de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era então moda. O rodaque de chita, veste caseira e leve, parecia nele uma casaca de cerimônia. Era magro, chupado, com um princípio de calva; teria os seus cinqüenta e cinco anos.. (...)   
(Machado de Assis.Dom Casmurro. Cap.IV. Um dever amaríssimo)

Ver Produção de textos. apoio. dissertação

Participar neste artigo Utilize este botão para adicionar seus comentários. Depois de adicionar seu comentário, você será direcionado para criar um login para validar seu comentário.

Este conteúdo foi originalmente criado por Gloria Galli, nome de usuário Gedini, em 2013-05-14 e está disponível com a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Outros autores também podem colaborar com este artigo.

Você poderá referenciar este artigo com o uso do link abaixo e incluir nota com o nome do autor:

Salvar e enviar para meu e-mail
Votar (1 estrela)
Votar (2 estrelas)
Votar (3 estrelas)

Enviar Você será enviado para criar um 'login' com seu e-mail.