Aula sobre gênero dos substantivos

Pergunta:
Como falar com crianças de 2ª série sobre gênero de substantivo, de uma forma simples e prática?

Uma criança de 2ª série (entre 6 e 8 anos?) já domina muitos conhecimentos, portanto já tem um vocabulário bem rico. Mesmo que sejam crianças de 5ª ou 6ª séries, a abordagem para o prática de gênero pode ser feita da mesma forma, ou seja, explorando oralmente o assunto dentro do universo de conhecimento deles, até atingir um domínio de entendimento. Depois é que se passa para a atividade escrita: “ a minha escrita é a concretização dos meus pensamentos".

Por exemplo, faça uma brincadeira sobre o que é masculino e feminino – você é a mediadora, fica na lousa e registra palavras nos campos devidos. Fale naturalmente as palavras substantivo, gênero masculino, feminino. No meio da brincadeira os alunos vão se familiarizando com os nomes.

Coisas masculinas e femininas:

  • Proponha uma brincadeira para explorar ao máximo palavras conhecidas e que precisam do 'a' ou de 'o' antes dela. E você sugere uma palavra para estimular a atividade – exemplo:

  • Você diz 'cachorro', e peça aos alunos que dêm o feminino. Dinamize a atividade, transcreva os nomes na lousa os nomes na medida em que forem trabalhados, ou seja, trabalhe a imagem sem se preocupar, por enquanto, com registros, mas registre-os. Deixe que os alunos escolham as palavras:

o cachorro - a cachorra
o leão - a leoa
o lobo - a loba

É ótimo que apareçam palavras com variação de gêneros:
janela - Ah,.. essa palavra só existe no feminino. Mais uma?...

Assim, podem aparecer palavras cujo feminino seja bem diferente. Por exemplo:
o cavalo - a égua
o carneiro - a ovelha

Aproveite e explore que, igual ao exemplo de 'janela' as coisas, objetos têm o seu próprio gênero. Faça um olhar sobre os gêneros das coisas na língua portuguesa:

(garfo, faca, toalha, lençol, jornal, lápis, borracha, etc). 

Aproveite e explique que isso pode variar em outras línguas. Também vá despertando a atenção para a construção do feminino e/ou masculino, na medida em que os exemplos forem sendo registrados - aqui acrescentou um 'a', alí trocou 'ão' por 'oa', trocou o 'o' por 'a', e assim por diante. Vá chamando a atenção para as diferenças.

Muitas coisas podem ser exploradas, nesse primeiro contato. Depois, no caderno˜, como atividade metalinguística, essas atividades serão mais direcionadas, mais simples. Vamos dar uma olhada nas palavras que terminam com '-ão'? (vichi, isso complica um pouco, mas vamos lá!):

cidadão - cidadã
anão - anã
sabichão - sabichona

Ah, os que terminam em '-or' são muito fáceis!:
cantor - cantora
pastor - pastora

E os que terminam em '-ês'?:
japonês – japonesa // camponês – a camponesa?

Quando eu digo a palavra 'criança' preciso colocar artigo feminino ou masculino antes dela?:
A criança está feliz. ( é menino ou menina?)

A partir dessa atividade oral, o professor vai ter condições de passar para as atividades escritas, do livro didático ou de outro material impresso e tudo fica mais fácil.

Professora de Língua Portuguesa - Glória E. Galli - Formação - Letras na UNAERP e Mestrado em Linguística pela UFSCar
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